Obra do Boulevard da Gastronomia gera expectativas positivas entre moradores e comerciantes locais

Obra do Boulevard da Gastronomia gera expectativas positivas entre moradores e comerciantes locais

 “Essa obra vai trazer mais segurança e movimento para cá. O que nós esperamos é melhorias para todo mundo, para nós comerciantes e para as pessoas que vêm nos visitar”. A comerciante Maria de Nazaré Oliveira resume a expectativa de moradores e demais comerciantes no entorno da obra de construção do Boulevard da Gastronomia no centro histórico de Belém.

“Ficando um espaço bem mais tratado e bonito a movimentação aqui em nosso centro histórico, principalmente de turista, vai melhorar muito”, reforça a assistente administrativa Kátia Torres, que trabalha próximo à obra.

Uma equipe da Prefeitura de Belém composta por engenheiros, arquitetos e técnicos da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), liderada pelo prefeito Edmilson Rodrigues, esteve na manhã desta quinta-feira, 23, no canteiro de obras do empreendimento da administração municipal iniciado em outubro de 2022. O objetivo da visita foi verificar o andamento da obra que vai requalificar um espaço do Boulevard Castilhos França para desenvolver o turismo, a gastronomia e recuperar uma parte do centro histórico de Belém. 

“O Boulevard da Gastronomia significará um grande projeto de requalificação do centro histórico da cidade. O projeto de requalificação implica em mudanças urbanísticas. As pessoas passarão a usar isso aqui como um espaço simbólico da gastronomia, consolidando o título que Belém recebeu da Unesco, de Cidade Criativa da Gastronomia”, disse o prefeito Edmilson Rodrigues, durante a visita. 

Empreendimento da Prefeitura de Belém em parceria com os empresários da área do Boulevard Castilho França, executado pela secretaria municipal de Urbanismo, a previsão é que a obra seja concluída em um prazo de 12 meses e deve custar R$5 milhões de reais. O Boulevard da Gastronomia contará com áreas de convivência,  ciclofaixa, recuperação das praças e dos casarões e quiosques para se apreciar a gastronomia paraense. O projeto é assinado pelo arquiteto Raul Ventura. 

Texto:

Fabricio Lopes