Parque Esportivo Cultural homenageia Iracema Oliveira e disponibiliza espaço de lazer à comunidade

Um espaço de lazer e convivência para a população foi entregue pela Prefeitura de Belém na noite desta quinta-feira,19. O Parque Esportivo Cultural Iracema Oliveira, localizado no bairro da Cidade Velha, foi construído por meio de uma demanda dos conselheiros do Programa de Participação Popular Tá Selado.

A área localizada na avenida Tamandaré estava abandonada e passou a ser ponto irregular de descarte de lixo. Com a obra, o espaço conta, a partir de agora com pista de skate, quadra poliesportiva, quadra de areia, anfiteatro, iluminação em LED e um projeto paisagístico completo para a valorização de todo o espaço.

Foram investidos mais de R$ 1,2 milhão na obra. Os serviços iniciaram em novembro de 2021 e foram fiscalizados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).

Música, esporte e muita alegria

A entrega do Parque Esportivo Cultural Iracema Oliveira contou com uma programação especial com show de carimbó e atividades esportivas. Além do prefeito, Edmilson Rodrigues, o vice-prefeito Edilson Moura, secretários municipais e parlamentares compareceram à inauguração.

“Nós atendemos à voz da comunidade, que já havia reunido para decidir, durante o Tá Selado, que essa obra era importante. Então, quem participou e decidiu, ver agora a obra realizada, é uma grande felicidade”, afirmou o prefeito, após percorrer todo o complexo.

Lazer – O jovem Kevin Sidney Costa, 15 anos, aproveitou o momento para praticar diversas manobras com o seu skate. “Eu pratico skate há dois meses, antes praticava na calçada, agora que reformaram eu tô praticando mais, tá dando para eu andar. Agora vai ser bom para praticarmos o esporte, tá sendo bem bacana frequentar aqui”.

Ao lado, na quadra poliesportiva onde pode ser praticado futsal e basquetebol, estava lotado de jovens e crianças. O estudante Wagner Kauã Ferreira, de 18 anos, comemorou a oportunidade de ter uma quadra próximo de sua casa.

“A gente jogava na orla antes e na Princesa Isabel. Agora, aqui perto de casa, é muito bom ter um lugar de lazer pensando na segurança dos moradores e, inclusive, nas crianças”, comemorou.

Moradora do bairro da Cidade Velha, a conselheira do Tá Selado, Programa de participação popular da Prefeitura, que foi decisivo para a reforma da praça, Virgínia Maura Silva, ressaltou que o complexo era um desejo do moradores do bairro da Cidade Velha.

“A Cidade Velha vinha há anos lutando por esse momento.  Enquanto conselheira e moradora foi uma conquista para essa área. Nossa juventude ganhou muito com esse espaço”, garantiu Virgínia.

Segundo o titular da Seurb, Deivison Alves, a reforma do espaço foi decidida ao lado do povo, assim como as outras 20 praças que a Prefeitura de Belém vem revitalizando. “Junto com o Tá Selado decidimos que esse espaço seria transformado neste lindo parque. É mais um espaço público entregue pela Prefeitura de Belém”, informou.

Homenagens – A noite foi marcada por homenagens às pessoas que contribuíram e contribuem com o bairro da Cidade Velha na área de cultura e esporte.

O complexo com a quadra poliesportiva e a de vôlei homenageia Edgar Brabo de Carvalho, in memorian, que residiu no bairro da Cidade Velha quase toda a sua vida e organizava campeonatos de futebol.

Já a pista de skate tem o nome de Tathyana Bentes Reis Hesketh, in memorian. Nascida em Belém, Thathyana era pedagoga e contribuiu também com o esporte.

O Parque Esportivo leva o nome de Iracema Oliveira, artista e grande referência cultural de Belém. Nascida na capital paraense, Iracema iniciou sua carreira no Teatro Popular em 1945, foi estrela de radionovelas e programas de rádio nas décadas de 1950 a 1970. Fez teatro, TV e cinema e atua até hoje na Rádio Liberal gravando vinhetas e mensagens. Sua trajetória artística inclui a coordenação de quadrilhas e pássaros juninos.

Arte – A homenageada compareceu à entrega e, visivelmente emocionada, agradeceu pelo momento. “Não tenho palavras para descrever o que estou sentindo e vivendo neste momento. Eu vivo em função da arte”, afirmou.

O prefeito Edmilson Rodrigues ressaltou a beleza de homenagear pessoas que contribuíram e contribuem com Belém. Ele enfatizou que o momento era de emoção por inaugurar o Parque Iracema de Oliveira na Cidade Velha, uma artista que há 70 anos é radialista, atriz, coordenadora de vários grupos da área da cultura popular e que a artista atualmente mantém por amor à cultura, à arte popular, o grupo Frutos do Pará.

Victor Miranda