Prefeito Edmilson Rodrigues assina Ordem de Serviço que beneficia 244 feirantes

O Complexo do Jurunas será adaptado de forma correta para receber os feirantes.

A Ordem de Serviço (OS) para o início das obras de adequação e manutenção foi assinada na tarde desta quarta-feira, 26, pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

O espaço atende a 244 trabalhadores e foi entregue pela gestão municipal anterior sem condições para servir aos permissionários.

O principal problema é que os boxes não comportam a utilização de materiais essenciais para a atuação dos feirantes de diversos setores, como confecção, açougue, refeições, descartáveis e hortifrúti, entre outros.

R$ 3 milhões – Com a assinatura para o início dos serviços, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), vai investir R$ 3 milhões na obra, que terá duração de oito meses.

“Visitar o Jurunas é lembrar dos trabalhadores e feirantes que estão aqui com uma obra que foi inaugurada, mas que não pode ser usada porque foi mal feita”, comentou o prefeito Edmilson Rodrigues.

“Agora, com o contrato novo, preços alinhados, uma nova empresa, nós vamos ter realmente a modernização completa da Feira do Jurunas. Dentro de oito meses vamos inaugurar. Enquanto isso, aqui no Jurunas, seguem as obras do Promaben com a Estação de Tratamento de Esgoto, com a macrodrenagem, com a duplicação da Estrada Nova. O bairro também ganhará duas escolas municipais, ao lado da Feira do Jurunas, grandes conquistas sociais decididas pelo povo”.

334 boxes – Um total de 334 boxes do Complexo do Jurunas serão recuperados e adaptados para comportarem corretamente os trabalhadores.

É o caso boxe da permissionária do setor de confecções Cristiane Ferreira, de 40 anos. Atuando há seis anos no espaço, Cristiane lembrou a dificuldade de atuar no complexo devido a falta de adequação do boxe.

“O espaço não era adequado para o nosso trabalho, por isso não conseguimos ficar aqui. Lutamos, conversamos com a Prefeitura e vai agora ter a obra. Vamos ter uma área melhor para trabalhar e o estacionamento vai estar livre para os clientes”.

Início – Os serviços no Complexo do Jurunas iniciam na próxima segunda-feira, 31, e serão realizados pela empresa Titan Engenharia Ltda.

Trabalhador do setor de açougue no complexo, Teófilo Moraes, de 65 anos, é membro da Comissão Fiscalizadora de Obras (Cofis) que irá acompanhar os serviços no espaço. Ele tem certeza que a obra vai ser fundamental para os feirantes que sonham voltar.

“Estamos numa área alternativa e perdemos muitos clientes. Com essa obra, tenho certeza que vamos melhorar. Quando foi feito o projeto passado, teve muitas falhas, as barracas ficaram abertas, o setor de açougue não tinha onde colocar o ganchos para pendurar as carnes”, diz Teófilo.

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Economia (Secon), Apolônio Brasileiro, a Prefeitura de Belém reuniu diversas vezes com os permissionários do complexo.

“Desde quando essa obra foi entregue, os feirantes viram que não tinha condição de espaço funcionar, por erros de projeto.  Com isso, nós montamos uma comissão junto aos feirantes e fizemos uma estudo sobre as condições e da adaptações”, informou Apolônio.

Victor Miranda