Boulevard da Gastronomia começa a virar realidade no centro histórico de Belém

A cidade de Belém ganhará um grande corredor gastronômico para fomentar o turismo e o emprego na capital paraense. A assinatura da Ordem de Serviço (OS), para o início das obras do Boulevard da Gastronomia, foi realizada na noite desta terça-feira, 25, na praça dos Estivadores.

O Boulevard da Gastronomia é um investimento da Prefeitura de Belém, em parceria com os empresários da área do Boulevard Castilho França, para desenvolver o turismo, a gastronomia e recuperar uma parte do Centro Histórico.

A OS foi assinada pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e autoriza o início das obras. Serão investidos mais R$ 5 milhões, e toda a obra será feita pela empresa Tentavares e acompanhada pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).

“Vamos reforçar essa parte histórica da cidade, para que isso se reflita em geração de emprego, crescimento de estabelecimentos de pequeno e médio porte. A prefeitura está adquirindo um dos casarões daqui, onde vai ser sede da Belemtur. Vamos impulsionar a gastronomia de Belém, já que somos considerada pela UNESCO cidade criativa”, comentou o prefeito Edmilson Rodrigues.

A obra terá duração de 12 meses, onde parte da área da Boulevard Castilho França, onde ficam o casarões antigos, será recuperada e passará por uma grande intervenção, desde a criação de áreas de convivência,  ciclofaixa, recuperação das praças e dos casarões.

Segundo o titular da Seurb, Deivison Alves, todos os procedimentos para o início das obras já começaram a ser feitos. “A partir de hoje, após a assinatura, começa a ser feito todos os procedimentos de autorização junto aos órgãos patrimoniais e secretarias que emitem a licença de obra”, explicou.

Participaram da assinatura da OS o arquiteto Raul Ventura, autor do projeto Boulevard da Gastronomia, e empresários do perímetro onde será realizada a obra. O proprietário do restaurante Point do Açaí, Nazareno Alves, destacou a iniciativa da prefeitura em realizar o investimento.

“Estou há 13 anos aqui, um dos primários empresários da área da gastronomia. Estamos lutando há anos por esse projeto e a prefeitura veio consolidar isso. Vai ser importante para Belém,  que tem o título de cidade criativa”, comentou.

Victor Miranda