Prefeitura apresenta a feira provisória e os locais de funcionamento durante a reforma do Ver-o-Peso

Após várias conversas com permissionários, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), se reuniu nesta terça-feira, 12, com participantes da Comissão de Fiscalização (Cofis) e outros permissionários do Ver-o-Peso para a apresentação da feira provisória que funcionará durante a reforma do Complexo.

No encontro, foi reforçada a comunicação direta entre os permissionários, membros da Cofis e os órgãos envolvidos (secretarias de Urbanismo, Economia, Tá Selado, Gabinete da Prefeitura), assim como foi apresentada a localização, já aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), onde as feiras provisórias ficarão durante a reforma.

Transparência

O secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, informou, reafirmando o compromisso de uma comunicação direta com os permissionários, que será montado no segundo andar do Solar da Beira o escritório da obra, para também atender aos que tiverem dúvidas ou quiserem acompanhar de perto os trabalhos. “Com isso, vamos ter equipes disponíveis de domingo a domingo, entre fiscais, arquitetos, engenheiros e até pessoal da comunicação para trabalhar exclusivamente a obra do Ver-o-Peso”, completou Deivison.

Já o secretário municipal de Economia (Secon), Apolônio Brasileiro, ressaltou que o objetivo principal da reunião foi esclarecer e tirar dúvidas com os fiscais da Cofis. Foi informado, também, que os setores serão remanejados de forma gradual, uma vez que a reforma também será executada em etapas.

Reforma concluída para a COP-30

Nilse Ribeiro é uma das permissionárias que também faz parte da comissão de fiscalização. Ela disse que a reunião foi muito importante para todos, principalmente porque eles estão sendo ouvidos pelos órgãos. “A maioria dos detalhes, acho que 90%, já tá tudo ok, mas eu creio que já tá tudo se encaixando e agora a gente pode até tá se lamentando, mas mais tarde, em 2025, com a COP, tudo lindo e maravilhoso, a gente vai tá sorrindo”, afirmou Nilse.

Feiras provisórias e locais

Até o momento, a gestão municipal propôs o remanejamento dos permissionários para feiras provisórias, divididas em setores: A (feira do Açaí), B (polpas, artesanato e industrializados), C (industrializados), D (refeição, açaí, lanche e plantas) E e F (lanches) e G (lanche, maniva e raízes). A instalação das feiras provisórias deverá iniciar na próxima quarta-feira, 20.

Elas vão funcionar, basicamente, no entorno da Praça do Relógio. O estacionamento interno do Ver-O-Peso será na praça do Pescador. No primeiro quarteirão da avenida Portugal, funcionarão os setores que precisam de rede hidráulica.

Transparência

O permissionário Antônio Soares, mais conhecido como Trindade, comentou que a reunião foi necessária para que todos ficassem conscientes do que estava sendo proposto, e também falou sobre o período de adaptação enquanto o Complexo estará em reforma: “Mas que nós [feirantes] estamos muito satisfeitos pra onde a gente vai!”. Antônio também disse que “o “mundo inteiro” está falando sobre a reforma do Ver-o-Peso” e que a expectativa é a melhor de todas.

Ainda de acordo com o titular da Seurb, o órgão está trabalhando juntamente à Secon, “realizando reuniões quase que diariamente para atender da melhor forma todos os permissionários e oferecer uma estrutura de qualidade para todos na feira provisória”, finalizou Deivison Alves.

Sarah Carneiro