Prefeitura avança com a modernização da iluminação pública na capital paraense

A Prefeitura de Belém segue com a modernização do parque de iluminação pública da capital e distritos. Na rodovia Arthur Bernardes, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) começou a instalação de luminárias em LED e a realização do serviço já está proporcionando melhorias à vida população, sobretudo, no quesito segurança.

A modernização da rodovia iniciou no dia 27 de janeiro passado, com a troca de luminárias antigas (que são de vapor metálico) pelas luzes de LED, no trecho da via que fica no entorno da Base Aérea de Belém até o começo do bairro da Pratinha. Ao todo, serão instalados 455 pontos de luminárias na Arthur Bernardes, que irão beneficiar oito bairros. A estimativa é que o serviço seja concluído dentro de 30 a 45 dias.

Já é realidade – Os moradores dos bairros arredores e transeuntes da rodovia Arthur Bernardes agradecem a mudança de realidade que a iluminação está oferecendo. Naquele primeiro trecho, aumentou o fluxo de pessoas, por se sentem mais seguras para transitar e até praticar atividade física na via. Uma delas é a personal trainer Amanda Veiga, de 33 anos, que utiliza a via para fazer caminhada.

‘’A iluminação veio em boa hora e vai melhorar a nossa vida aqui no bairro da Pratinha. Utilizamos a via para praticar atividade física e já percebi que as pessoas que caminham estão empolgadas com isso, que só veio para trazer melhorias para o nosso bairro’’, elogiou Amanda.

LED por toda Belém –  Desde o início da gestão, a Prefeitura investe na modernização do sistema de iluminação pública, que já chegou a vários bairros e distritos. Entre as vias já contempladas, estão a rua Joaquim Fonseca, no bairro do Castanheira. No local, foram instalados 18 pontos de luzes de LED, que têm garantido mais segurança, beleza e luminosidade para os moradores.

A moradora Neide Rodrigues, de 50 anos, contou que antes ‘’a rua era escura e, por isso, ocorriam muitos assaltos. Após a iluminação, isso mudou. A movimentação da rua melhorou muito desde a instalação das luminárias novas, eu mesma me sinto muito mais segura andando por aqui’’, disse satisfeita.

Canais de atendimento – Para os novos canais de atendimento referentes ao serviço de iluminação pública de Belém, basta acessar a loja de aplicativos do celular ou tablet e digitar: “Iluminação Pública Belém’’. O portal também já está disponível para a população e pode ser acessado pelo site da SeurbNele, é só clicar na aba “Solicitar reparo em iluminação pública’’. As solicitações também podem ser feitas pelo site da Luz de Belém.

Talissa Fernandes