Prefeitura de Belém acompanha obras que estão em andamento na Capital

As obras que são executadas pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), da Prefeitura de Belém, seguem a todo vapor. Equipes do Departamento de Obras Civis da Seurb (Deoc) têm vistoriado semanalmente o andamento de obras que são de grande importância para a cidade.

Na manhã desta segunda-feira, 13, foi a vez de visitar as obras de reurbanização da Av. Rômulo Maiorana, reforma do Palácio Antônio Lemos e construção do Boulevard da Gastronomia.

Esse acompanhamento é realizado por uma equipe técnica multidisciplinar, composta por diretores da Seurb, pelo fiscal da obra, geralmente um arquiteto ou engenheiro, e representantes das empresas responsáveis pela execução.

As obras não param

Atualmente, as obras de reurbanização da Av. Rômulo Maiorana estão na fase de drenagem e recuperação dos canteiros, para iniciar a instalação de baias para estacionamento, ciclovia e ciclofaixa. A obra, que é de grande dimensão e importância para todos os bairros ao redor da avenida,  é realizada pela Prefeitura em cooperação com o governo do Estado.

‘’Em nível de secretaria, o nosso trabalho é acompanhar para que a obra seja realizada da melhor forma e qualidade possível. Por isso, esse acompanhamento periódico se torna necessário, para que a via fique de acordo com o que foi feito no projeto’’, explica o diretor do Departamento de Obras Civis da Seurb, Francisco Damião.

Joia histórica revitalizada

Uma das principais obras, que estão sendo executadas pela Prefeitura, é a reforma do Palácio Antônio Lemos, considerado uma joia histórica da cidade de Belém. A obra já está com quase 50% das etapas concluídas, que estão revitalizando e restaurando o prédio histórico.

A tarefa é delicada, pois exige um estudo minucioso dos elementos que irão compor o acabamento do prédio histórico.

‘’Estamos realizando um estudo de prospecção das cores da parede para escolher a cor mais adequada, recuperação e a manutenção do piso para recuperarmos o Palácio como patrimônio, memória e história da nossa cidade’’, comenta a arquiteta Débora Leite, coordenadora de Patrimônio Histórico da Seurb.

A arquiteta também conta sobre um levantamento que está sendo realizado para manter janelas de amostras do material aplicado,  que irão exemplificar como eram realizadas as construções nas épocas mais antigas.

Além do trabalho minucioso de restauro, o Palácio também está sendo adaptado com itens modernos que incluem a aplicação do projeto de adequação às normas de segurança predial.

Boulevard da Gastronomia

As obras de construção do Boulevard da Gastronomia também estão em ritmo acelerado. Agora, o espaço gastronômico está na fase de demolição e revitalização do piso, para receber o restauro das estátuas da praça que são consideradas patrimônio histórico.

O Boulevard da Gastronomia é um investimento da Prefeitura de Belém, em parceria com os empresários da área do Boulevard Castilhos França, para desenvolver o turismo, a gastronomia e recuperar uma parte do Centro Histórico.

‘’Estamos mostrando para a população, com essa visita, que a obra será de grande impacto para a nossa cidade, e é mais um dos nossos grandes projetos de recuperação patrimonial.  O nosso objetivo é construir um espaço acolhedor, melhorando mais a praça existente, aumentando o espaço humano dentro da cidade de Belém’’, finalizou Damião.

Próximas visitas

Ainda esta semana, a equipe técnica irá acompanhar o andamento das obras de reurbanização da Av. Augusto Montenegro.

Talissa Fernandes