Prefeitura conclui manutenção de calçamento e recuperação de guarda-corpo na orla do Ver-o-Peso

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), concluiu a recuperação do guarda-corpo na Praça do Pescador, localizada no Ver-o-Peso e a manutenção do calçamento do entorno da praça Pedro Teixeira, localizada ao lado da estação das Docas.

A ação faz parte do programa Belém Bem Cuidada e tem como objetivo oferecer a manutenção e construção de guarda-corpos e calçadas em praças, ruas e conjuntos para criar um ambiente mais agradável e seguro à comunidade. Os guardas-corpos são espécies de pequenas muretas de proteção.

No guarda-corpo da Praça do Pescador foram substituídas quatro peças. As peças da mureta foram confeccionadas em concreto e aço, colocadas em uma forma metálica com chapa número 16 e cantoneiras. Ainda na forma, o concreto foi levado para ser curado em uma área controlada que garante a qualidade do produto, seguindo a linha das peças padrão.

Mais segurança

O comerciante Antônio Pereira, que trabalha na feira do Ver-o-Peso conta que os serviços chegaram em boa hora e também trouxeram segurança para a população.

“Depois que a prefeitura realizou o serviço melhorou muito essa  beirada aí da orla. Principalmente pela parte da segurança para todos que transitam por aqui, entre crianças, idosos. A segurança melhorou muito. Quero parabenizar a prefeitra e a Seurb pelo excelente trabalho”, comemorou o permissionário.

Já no entorno da praça Pedro Teixeira foi realizada a manutenção do calçamento de algumas partes que estavam danificadas.

A vendedora Lenilda Costa, de 62 anos, afirma que os serviços vão melhorar ainda mais as suas vendas e atrair ainda mais turistas e brincantes durante os arrastões do pavulagem.

“Eu trabalho aqui desde a última gestão do prefeito Edmilson. Realmente estava horrível este calçamento, ninguém olhava aqui pela nossa Praça, que estava abandonada, agora vai melhorar muito. Antes aqui era só buraco, inclusive, estava causando muitos acidentes com crianças e idosos. A  prefeitura está de parabéns pelo trabalho”, agradeceu.

Reformas

Desde o início da atual gestão, a Seurb executa um programa específico de manutenção de calçadas em diversos pontos de Belém, para torná-las seguras e acessíveis ao pedestre.

Pelo planejamento da Seurb,  foram concluídos recentemente os serviços de recomposição dos calçamentos da  Praça Batista Campos, do calçamento do canteiro central da avenida Pedro Álvares Cabral, do entorno do Instituto Federal do Pará (IFPA) e do Bosque Rodrigues Alves. Atualmente, o órgão trabalha na manutenção do calçamento do Museu Emílio Goeldi.

Prioridade

De acordo com o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, os locais são avaliados de acordo com o grau de necessidade. “Temos que ser criteriosos para escolher as prioridades, de acordo com os locais que mais precisam de intervenção e, assim, montamos uma programação que tem demandas solicitadas pela população, por outros órgãos e detectadas pela vistoria da fiscalização”, explica o titular da Seurb.

O secretário informa ainda, que com o retorno dos ensaios e arrastões do Pavulagem, a Prefeitura está presente para apoiar artistas e brincantes, por meio do trabalho dos órgãos municipais.

“Para que a festividade possa ocorrer na maior tranquilidade possível, realizamos essas manutenções para oferecer uma maior segurança para os brincantes e turistas”, esclarece Deivison Alves.

Igor Monteiro