Prefeitura constrói em 30 dias o coreto da praça do aeroporto de Mosqueiro

As preparações para o círio de Nossa Senhora do Ó, em Mosqueiro, estão a pleno vapor. Para oferecer mais comodidade aos devotos da santa, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), realiza várias obras na ilha para atender aos que vão homenagear a padroeira em 11 de dezembro.

Um destaque foi a construção de um coreto na praça do aeroporto.

O espaço será destinado, em breve. para atrações culturais e eventos de música. Um novo atrativo para os turistas e moradores que frequentam a praça. A estrutura foi construída em cerca de 30 dias e o recurso investido corresponde a R$ 122.262,84.

Para a servidora pública e moradora de Mosqueiro Ieda Amaral, 58 anos, o novo coreto vai estimular a utilização da praça pelos próprios moradores:

‘’O coreto ficou muito bonito e os moradores precisam de locais como esse, para passear com os filhos, promover eventos e incentivar pessoas da área e de bairros vizinhos a utilizarem a praça’’.

Mercado de Mosqueiro

Ieda mora próximo à Vila de Mosqueiro e também elogiou o novo Mercado, entregue pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, em julho deste ano. “A reforma do mercado beneficiou muito a gente, porque o mercado era antigo e precisava ser revitalizado, os próprios vendedores dos boxes passavam perrengue. Os boxes estão mais organizados, ajudando muito os vendedores, até mesmo para conservarem as mercadorias”.

Para o prefeito Edmilson, a “entrega do mercado foi em respeito ao povo de Mosqueiro, turistas e feirantes. São quase cem trabalhadores que atuavam em situação muito precária. Agora, eles recebem bem os clientes e ganham seu dinheiro e sustentam dignamente suas famílias”, destacou Edmilson.

Mais obras

A Prefeitura também está concluindo, em Mosqueiro, as obras de reforma da praça da Baía do Sol, na avenida Beira-mar: pintura, bancos e lixeiras novas, e revitalizacão da calçada do entorno.

Já na avenida 16 de Novembro, os serviços são para a recuperação do meio-fio do canteiro central, danificado.

A previsão é de que essas obras sejam concluídas até o final de Novembro.

Final de ano

A arquiteta da Seurb Márcia Miranda informa que as obras foram planejadas visando ao verão e às festas de fim ano: “Período de alta temporada na região distrital, maior fluxo de banhistas e visitantes na ilha”.

“Pensamos nessas obras para trazer mais conforto e lazer para a população no período de maior movimentação em Mosqueiro. Com esses espaços mais bonitos e revitalizados, as pessoas poderão circular livremente e curtir o balneário com mais tranquilidade”, diz Márcia.

Para o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, os serviços oferecidos pela Prefeitura de Belém, no distrito de Mosqueiro, “são importantes para beneficiar a população e atrair ainda mais turistas. Em todas as nossas reformas, buscamos melhorar o que já existe e oferecer novas melhorias”.

Segundo Deivison, após a entrega do mercado municipal de Mosqueiro “o órgão continuou com uma série de serviços no distrito, com os serviços todos entregues até o final do ano”.

Belém Bem Cuidada

As obras da Seurb em Mosqueiro fazem parte do Programa Belém Bem Cuidada da Prefeitura de Belém. O projeto leva para os bairros e distritos ações de saneamento básico, mobilidade, iluminação pública, sinalização e paisagismo.

Além da Seurb, as ações do programa envolvem as secretarias municipais de Saneamento (Sesan) e de Meio Ambiente (Semma).

Talissa Fernandes