Prefeitura dispõe novas ferramentas para a população solicitar serviço de iluminação pública

Para facilitar as solicitações referentes à iluminação pública dos bairros e distritos de Belém, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), lança mais um canal de comunicação para a população. Agora, o atendimento também poderá ser realizado por meio de um portal e aplicativo de celular.

A criação dos novos canais de atendimento faz parte do contrato firmado entre a Prefeitura e a concessionária de iluminação pública, Luz de Belém. Após várias fases de testes iniciais, o Departamento de Iluminação Pública (DIP) da Seurb disponibilizou a novidade nesta quinta-feira, 24.

Belém Inteligente

As novas ferramentas tecnológicas oferecidas aos moradores de Belém fazem parte das ações do programa “Belém, Cidade Inteligente”, que visa a sistematizar o conjunto de ações que apresentam a capital paraense como cidade de inovação.

“O Belém Inteligente é a tecnologia voltada à  produção da justiça social, do desenvolvimento com equilíbrio ecológico, com respeito à natureza e com participação social” destaca o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. “A tecnologia em si é importante, mas ela perde totalmente a importância se for apenas um instrumento tecnológico sem substrato social. Essa é a riqueza do nosso projeto”.

Mais rapidez no atendimento

Segundo o diretor da DIP, Félix Negrão, o lançamento dos novos canais pela Prefeitura é inédito e foi criado com o objetivo de facilitar a comunicação direta da população com a Prefeitura.

“O primeiro canal de atendimento que lançamos foi o 0800, contudo as demandas de iluminação pública são muito grandes e acabam congestionando o telefone”, explica Félix. “Algumas pessoas reclamavam que não conseguiam atendimento, mas não é que ele não funcionasse, é que realmente estava congestionado”.

Agora, a população terá acesso a mais de um canal de solicitação, evitando congestionamentos, o que irá resultar, consequentemente, na rapidez do atendimento.

Como o lançamento das novas ferramentas é recente, o diretor pede a compreensão da população caso sejam necessários ajustes técnicos conforme forem instalados.

Atendimento

‘’O atendimento pelos dois canais é bem simples: em ambos você pode lançar o endereço com a plaqueta já solicitando a manutenção ou pode inclusive localizar no próprio mapa”, explica Félix. “Quando você abre o app e o portal, tem um mapa que você pode direcionar para o endereço e, por ele, você solicita a manuntenção e indica qual seria a plaqueta: é bem intuitivo, não tem muito mistério’’.

Aplicativo

Com o aplicativo Luz de Belém, é possível informar o endereço da denúncia e solicitar os serviços de forma mais rápida e intuitiva. O cadastro pede somente o email e o CPF do usuário.

O aplicativo é totalmente gratuito e já está disponível para o sistema operacional Android, e em fases de teste para o IOS.

Para realizar o download, basta acessar a loja de aplicativos do celular ou tablet, e digitar: “Iluminação Pública Belém”.

Portal

O portal também já está disponível para a população e pode ser acessado pelo site da Seurb, na aba “Solicitar reparo em iluminação pública’’, e também pelo site da Luz de Belém.

Atendimento presencial

O atendimento presencial relacionado às denúncias de iluminação pública continuará presencialmente. Pode ser feito na sede da Seurb, que fica na avenida Governador José Malcher, nº 1622, assim como na sede da Luz de Belém, na travessa Alferes Costa, Nº 2859.

De acordo com o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, a Prefeitura de Belém inova com a criação de mais canais de atendimento para a manutenção da iluminação pública do parque de Belém: “Estamos trabalhando para inovar e modernizar todo o processo’’, assegura o secretário.

Ele explica que as novas plataformas de atendimento são uma novidade, onde o cidadão faz o cadastro rapidinho, em seguida faz a solicitação, não esquecendo do endereço completo e do perímetro bem detalhado para o sistema processar certinho as solicitações e o atendimento chegar até o local em 48 horas.

Talissa Fernandes