Prefeitura de Belém inaugura Boulevard da Gastronomia para fortalecer o turismo e a gastronomia na capital

Um espaço para promover o turismo gastronômico, artesanato e a cultura em Belém. Esse é o Boulevard Paulo Martins da Gastronomia, um complexo que concilia lazer e economia no centro histórico da cidade. O mais novo ponto turístico da capital paraense foi inaugurado na noite deste sábado, 25, pela Prefeitura de Belém.

Localizado no Boulevard Castilhos França, no bairro da Campina, o complexo recebeu uma grande festa de inauguração, que contou com a apresentação de artistas locais e com a presença da população de Belém, que aprovou o novo espaço de lazer e turismo.

Inauguração

O Boulevard da Gastronomia foi inaugurado pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, ao lado da população da cidade. No ato, o prefeito afirmou que o espaço simboliza a junção de pessoas unidas para afirmar Belém como um polo mundial do turismo e da gastronomia.

“Esse espaço vai gerar muito trabalho e lazer para nossa população, ao fortalecer o turismo gastronômico da nossa cidade”, declarou.

O prefeito Edmilson Rodrigues disse ainda que o Boulevard está pronto para receber a população local e também os turistas, que vão injetar dinheiro na economia da capital paraense.

O Boulevard

A obra durou 11 meses e foi executada pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). Um investimento de R$5 milhões para os cofres do município.

O espaço conta com praças novas, totalmente revitalizadas, calçadão com piso intertravado, drenagem, sistema de iluminação modernizada em LED, áreas de convivência, ciclofaixa, novo paisagismo, bancos, lixeiras e espaços para food trucks e permissionários cadastrados pela Secretaria Municipal de Economia (Secon), para apreciação da gastronomia paraense.

Presente

O casal Anderson Antony e Rosiane Macedo prestigiou a inauguração e destacou a necessidade da obra para a capital, que, daqui a dois anos, vai receber um grande evento internacional, a COP-30. “Esse é um espaço muito importante para fortalecer nossa cultura, e a prefeitura está de parabéns por dar esse presente para a população de Belém”, declarou Anderson Antony.

A chefe de cozinha Maria da Conceição Souza é uma das empreendedoras que, agora, comercializam alimentos no espaço. Ela trabalha com a culinária regional da Amazônia há mais de 20 anos e diz que Belém merecia muito um espaço de valorização da gastronomia. “A nossa culinária é única e merece ser valorizada”, destaca.

“A obra é uma importante intervenção urbanística do poder público municipal, com o objetivo ser um polo turístico e cultural, para fortalecer a economia, gerar emprego e renda, além de ser um novo espaço de convivência para os moradores de Belém, turistas e para o público que vem para a COP-30 em 2025”, destacou o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves.

Fabricio Lopes