Prefeitura e concessionária discutem avanços no sistema de iluminação pública de Belém, em São Paulo

A Prefeitura de Belém participou esta semana, em São Paulo, de uma reunião sobre os avanços da modernização do parque de iluminação pública da capital paraense e sobre o contrato firmado entre a gestão municipal e a concessionária de energia Luz de Belém, vencedora do processo de concessão administrativa, via Parceria Público Privada (PPP), do sistema de iluminação pública da cidade.

No encontro na capital paulista, realizado nesta terça-feira,20, a Prefeitura foi representada pelo secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, acompanhado do diretor do departamento de iluminação pública, Félix Negrão, e do diretor do núcleo jurídico da Seurb, Lucas Farias.

Na pauta da reunião, destaque para a instalação de mais de 60 mil pontos de LED, a implantação da telegestão, as melhorias no contrato entre a gestão municipal e a empresa prestadora de serviço e as outras melhorias da iluminação a serem feitas em preparação para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em Belém, em 2025.

“O desafio da modernização da iluminação pública de Belém, que envolve muito conhecimento técnico e bons fornecedores e esse trabalho já alcançou muitas conquistas. Estamos nos aproximando dos 100% da modernização da iluminação de LED e já planejando a continuidade dos serviços para manter e ampliar a qualidade da iluminação pública em Belém” declarou o secretário Deivison Alves.

Telegestão

Uma das novidades na iluminação pública de Belém é a telegestão das luminárias de LED, pela qual as equipes têm a possibilidade de acesso ao sistema 24 horas por dia, identificando intercorrências como luminárias apagadas durante a noite ou acesas durante o dia, facilitando a substituição ou manutenção de forma imediata.

“Queremos avançar com a telegestão. Isso vai ser muito benéfico para todos e e vai nos permitir  ligar e desligar postes dentro da central de comando, aumentando a agilidade do serviço. Já temos uma via em mente para realizar esses testes assim que todos os telepontos estiverem em pleno funcionamento”, relatou o diretor do departamento de iluminação pública, Félix Negrão.

O titular da Seurb, Deivison Alves, reforçou a importância de ampliação do serviço. “Queremos levar a telegestão de uma ponta a outra da cidade, para que o serviço funcione tanto na avenida mais movimentada de Belém, Almirante Barroso, quanto lá no Riacho Doce”, explicou o secretário.

Compromissos

Ao final da reunião ficou definido que a modernização do parque de iluminação de Belém vai continuar avançando, com estimativa de passar dos atuais 60%  para 100%  concluído ainda no primeiro semestre deste ano, assim como a implantação da telegestão em toda a cidade até o final de 2024.Também ficou acordado que a empresa prestadora do serviço é responsável pela iluminação das obras que a Prefeitura realiza em Belém.

Projetos especiais de iluminação, cabeamento subterrâneo, LED nos campos de futebol dos bairros, e o avanço da modernização da iluminação do centro da cidade até a periferia foram outros pontos discutidos pelos representantes da Prefeitura e da concessionária.

“Foi uma reunião muito boa e produtiva. Quem ganha com tudo isso é a população que já possui uma iluminação de qualidade na porta da sua casa e vai ser ainda mais beneficiada”, concluiu Deivison Alves sobre o encontro em São Paulo.

Sarah Carneiro