Prefeitura faz operação pra liberar acesso às calçadas obstruídas por grupos antidemocráticos

A Prefeitura de Belém, por meio de diversos órgãos, atuou na desobstrução da calçada da avenida Almirante Barroso, no bairro do Souza, para garantir o acesso ao passeio público. A obstração foi por grupos antidemocráticos que não aceitam o resultado das urnas nas Eleições 2022. O prefeito Edmilson Rodrigues determinou a ação para cumprir o Código de Postura do Município.

A ação contou com a Organização Pública, coordenadoria ligada à Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb); Guarda Municipal de Belém (GMB); Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob); e com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Policia Militar.

O objetivo foi cumprir o Código de Postura do Município que assegura o direito de ir e vir e o trânsito livre para pedestres.

O bloqueio nas calçadas e ciclovias na avenida Almirante Barroso ocorre desde o dia 31 de outubro, um dia após o resultado das eleições. O grupo ocupou a via pública com barracas, isopor, pacotes com garrafas de água, cadeiras e outros materiais, infringindo o código de posturas do município.

Ação pacífica

O coordenador da Organização Pública, Rafael Braga, comandou a operação, que durou cerca de duas horas.

Primeiro, o grupo que realiza o protesto antidemocrático foi comunicado que seria necessário desobstruir a calçada e a ciclovia, no perímetro entre a travessa Tavares Bastos e avenida Júlio Cesar.

Foram retiradas quinze barracas, estruturas, sacos plásticos que serviam como toldos e outros materiais. Mais de cinco caçambas da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) deram apoio para a retirada de todo o material.

Após a liberação da calçada por meio da Prefeitura, o grupo se concentrou em frente ao portão de entrada 2º Batalhão de Infantaria da Selva (BIS).

“A operação foi para garantir o Código de Postura do Município, fazendo valer o direito de ir e vir da população, ou seja, a forma que eles estavam protestando impedia que as pessoas usufruíssem desse direito”, explicou Rafael Braga. “Fazendo a retirada dos equipamentos que montados de maneira irregular, isso nós não vamos permitir. Nós chegamos de forma pacífica e conseguimos que eles mesmos desmontassem toda a estrutura criada e não gerassem nenhum tipo de conflito entre os órgãos estaduais, municipais e as pessoas que estão no protesto”, comentou Rafael.

A GMB deu apoio com mais de 20 guardas municipais dos Grupamentos das Ações Táticas (GAT) e das Ações Táticas com Cães (ATAC). A Semob atuou com 12 agentes de trânsito na interdição da avenida Almirante Barroso, no perímetro da travessa Tavares Bastos, e no ordenamento do trânsito nas vias próximas. Na sala de controle e monitoramento da Segup, o inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro, o subchefe da Divisão de Operações da GMB, Élcio Vale, a superintendente da Semob, Ana Valéria Borges, e diversas autoridades deliberaram e acompanharam a ação.

Determinação

Ainda na manhã dessa terça, 1º, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, em comunicado nas redes sociais, afirmou que a Prefeitura vinha trabalhando, em conjunto com as demais autoridades, para garantir a livre circulação na capital paraense.

“A democracia garante a todos e todas o direito de livre manifestação. Mas violência e vandalismo com interesses obscuros devem ser coibidos pela lei. Apoiamos a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que ordenou o desbloqueio das rodovias para evitar maiores prejuízos à população”, enfatizou o prefeito Edmilson.

Victor Miranda