Prefeitura intensifica nos espaços turísticos da cidade a instalação da decoração luminosa natalina

A Prefeitura de Belém começou a instalar as decorações natalinas da praça Batista Campos, do Complexo Turístico Ver-o-Rio e Portal da Amazônia. Os projetos luminosos para o Natal 2023 é executado pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), por meio do Departamento de Iluminação Pública (DIP).

Segundo o diretor do DIP, Félix Negrão, “a decoração luminosa é algo bem especial para a população, principalmente para as famílias que frequentam os espaços aos finais de semana e aproveitam a decoração para o lazer, fazendo fotos e, até mesmo, se inspirarem para a decoração de Natal de suas casas”.

Portal da Amazônia
Uma programação toda especial foi elaborada para quem visitar o Portal da Amazônia. Para isso, pela primeira vez, a rede de perfumaria e cosméticos O Boticário fechou parceria com a Prefeitura de Belém, visando ao longo do mês de dezembro a instalação de uma roda gigante, de 20 metros de altura, oferecendo, gratuitamente,  à população ingressos pelo Sympla e cadastro no Clube Viva.

O titular da Seurb, Deivison Alves, explicou que a tratativa com a empresa ocorreu por alguns meses até ser formalizada a parceria. “Com  essa parceria, o público ficar surpreso com o que será oferecido no Portal da Amazônia no mês natalino, principalmente as crianças. Nossa proposta é transformar o espaço turístico em uma grande vila encantada, com elementos luminosos e instagramáveis. E a proposta do O Boticário de instalar uma roda gigante com acesso gratuito, só reforçou ainda mais o nosso projeto”.

A roda gigante luminosa ficará disponível desde o dia 8 até o dia 22, a exceção de segunda-feira, quando passa por manutenção. Segundo a Seurb, o funcionamento do brinquedo é das 17h às 21h, mas dia 23 de dezembro está certo que vai funcionar das 11h às 21h.

A Seurb prepara para o dia 8 deste mês, feriado de Nossa Senhora da Conceição, uma grande programação no Portal Amazônia para inaugurar o funcionamento da roda gigante e o acendimento da árvore de Natal que está sendo instalada. “Nesse dia, iremos fazer a transmissão desse evento no nosso instagram, para que todos possam sentir a magia do Natal e visitar o Portal”, convidou secretário.

O órgão municipal de Urbanismo informa que, diante da importância e o significado da decoração luminosa para a cidade de Belém, principalmente com a marca da iluminação decorativa do Círio, a Prefeitura visa fortalecer a iluminação do Natal, tornando a capital ainda mais atrativa para os moradores e visitantes nesta época do ano.

Natal em Belém
Outros espaços da capital vão receber também decoração luminosa especial, entre eles, a praça Batista Campos e o Ver-o-Rio. Com o tema “Natal Estrelado”, a praça Batista Campos recebe uma decoração luminosa com vários elementos feitos em LED. Todos os cantos da praça terão decoração, desde um pórtico de estrelas, cascatas, estrelas e enfeites de LED na copa das árvores.

“Desta forma, não apenas quem já frequenta a praça todos os dias, mas turistas e mesmo moradores de outros bairros, poderão aproveitar o local e a decoração. Por lá, estamos instalando até uma árvore de estrelas de LED”, informou Félix Negrão.

Já o Complexo Turístico Ver-o-Rio, vai ter uma iluminação decorativa diferente para o Natal deste ano diferente de anos anteriores: árvore de Natal, túneis e estrelas luminosas, assim como uma grande diversidade de motivos natalinos serão instalados no espaço. O local, ponto de encontro principalmente aos finais de semana, tem quiosques com comidas típicas, parque infantil e um belo calçadão para passeios, que recebe famílias, amigos e praticantes de exercícios físicos, também passará a ser um local onde a população poderá celebrar a magia do Natal com a decoração luminosa.

“Com todas essas surpresas e trabalho redobrado para proporcionar um espaço legal para todos, também estamos trabalhando em parceria com outros órgãos, como Guarda Municipal, Organização Pública, Secon e Semob, para justamente garantir um ordenamento nestes espaços e uma maior segurança para os visitantes”, disse o secretário Deivison Alves.

“A iluminação decorativa de Natal está instalada nos distritos de Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro, com vários objetos instagramáveis e árvores de natal. Também temos acompanhado pelas redes sociais o sucesso que os espaços vêm fazendo e não há dúvidas de que a programação de Natal e a decoração no Portal, na Batista Campos e no Ver-O-Rio vão surpreender a todos”, completou o gestor municipal.

Sarah Carneiro