Prefeitura de Belém reúne feirantes do Ver-o-Peso para apresentar o projeto de revitalização do espaço

“Pra nós é muito importante esse debate. Depois de muitos anos, agora estamos tendo uma boa conversa. Eu só tenho que agradecer por esse momento maravilhoso. As minhas expectativas são as melhores possíveis”, contou a trabalhadora do setor de alimentação do Ver-o-Peso Maria Eliana Silva, 62 anos, sobre a primeira reunião para a apresentação do “Projeto de Reforma do Ver-o-Peso e Estratégias de Remanejamento – COP-30 em Belém”. A reunião foi na tarde desta terça-feira, no Mercado de Carne Francisco Bolonha.

No total, serão cinco encontros com trabalhadores e trabalhadoras de diversos setores do Ver-o-Peso, até dia 12 de dezembro, para apresentar o projeto e a equipe de engenheiros, arquitetos, técnicos e outros profissionais das secretarias municipais de Urbanismo (Seurb), Economia (Secon), Saneamento (Sesan), Saúde (Sesma), Guarda Municipal de Belém (GMB), Mobilidade Urbana (Semob), Funpapa e Tá Selado.

“Combinamos de hoje até terça-feira que vem uma série de reuniões para apresentar o projeto de recuperação, reforma e revitalização do Ver-o-Peso. A revitalização é uma iniciativa dos trabalhadores e trabalhadoras do Ver-o-Peso”, explicou o secretário municipal de Economia (Secon) Apolônio Brasileiro.

Os feirantes puderam visualizar, em apresentação de vídeo, como ficará o espaço após a revitalização da maior feira livre da América Latina. Entre os benefícios da reforma apresentados, estão a nova cobertura de lona, novo piso (com piso direcional para pessoas com baixa visão), materiais de tabuleiros, construção de uma nova subestação elétrica e reformas dos banheiros. O encontro oportunizou, também, aos trabalhadores tirar dúvidas e apresentar sugestões.

“Pra mim é uma satisfação muito grande participar desse debate. A reforma vai chamar mais turistas e vão ser bem recebidos no espaço revitalizado”, comemorou o feirante Agenor Marques dos Santos, 53 anos.

A revitalização completa do Ver-o-Peso é realizada pela Prefeitura em cooperação com o Governo Federal e será um dos principais legados, para Belém, da COP-30, que acontecerá em 2025.

Comissão de Fiscalização: participação popular

Ao final da reunião foram eleitos os membros da Comissão de Fiscalização das Obras (Cofis) de cada setor do Ver-o-Peso. Os eleitos foram: Ronivaldo Andrade e Rui Bessa (setor estacionamento); Enilce Ribeiro (setor banheiros); Domingos Ferreira (setor plantas ornamentais); Antônio Lobato Trindade e Simone Socorro (setor Maniva); Edson Araújo e Thomaz Alonso (setor artesanato); Flávio Wagner e Hailton Silva (setor taxista-ponto Boulevard); Max Roberto (setor taxista-ponto estacionamento); Florinaldo Pestana (setor mototaxista); Dalci Cardoso (setor industrializados); Miguel Rodrigues (setor ferragens).

Proximas reuniões e setores

A equipe da Prefeitura de Belém, ao final de cada reunião, vai produzir relatórios que serão sistematizados no relatório final das demandas e sugestões dos feirantes. Nesta terça-feira, 5, às 15h, no auditório do Mercado de Carne, se reúnem os setores: frutas; mercearia; farinha; peixe seco; camarão; Mercado Bolonha; Mercado de Ferro; castanha (não cadastrados) e caranguejo.

Investimento

novo Complexo do Ver-o-Peso, um investimento de R$ 82 milhões, via Governo Federal, vai contemplar todas as áreas e setores – estacionamento, feira principal, os mercados de Carne e de Peixe, a Pedra do Peixe e a Feira do Açaí -, com adequação dos espaços.

A revitalização vai garantir mais dignidade aos 1.193 permissionários, chegando a 2.400 atuando formalmente e informalmente no Ver-o-Peso, somando-se ajudantes e ambulantes da área.

Joyce Assunção