Prefeitura quer modernizar todo o parque de iluminação pública de Belém até agosto de 2024

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), realiza nesta quarta-feira, 24, e na quinta-feira, 25, o Seminário de Iluminação Pública no Escopo da Parceria Público Privado (PPP).

O evento reúne o corpo jurídico e técnicos do departamento de Iluminação Pública da Seurb, membros da concessionária Luz de Belém, empresa responsável pela modernização da iluminação, o consultor de projetos da Houer, empresa que desenvolve a função de verificador independente, membros do conselho de gestão, representados pela Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) e Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), e o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves.

Meta – Durante este primeiro dia de evento, como parte da programação, o secretário destacou a meta de modernizar todo o parque de iluminação pública municipal até agosto de 2024.

“Este seminário é muito importante para discutir, debater e planejar como vão ser esses próximos anos das fases, que estão ocorrendo para implantar a iluminação pública de Belém”, explicou o secretário.

“A rede de iluminação revitalizada trará vários benefícios, como a segurança, além da redução do custo de pagamento para a concessionária de energia, uma economia que vai voltar pra Belém”, finalizou Deivison Alves.

Manutenção, expansão e modernização – Em Belém, o serviço de manutenção, expansão e modernização da iluminação pública será realizado por meio de uma PPP. A parceria entre a administração pública e o setor privado visa garantir a modernização, otimização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação do município.

Com a concessão, mais de 90 mil pontos de iluminação serão modernizados, além de proporcionar a instalação de 41 projetos especiais de iluminação em logradouros públicos e instalação do sistema de telegestão, que permite alertar sobre pontos de iluminação apagados.

Ajuste – De acordo com o diretor do Departamento de Iluminação Pública da Seurb, Félix Negrão, o objetivo do seminário foi ajustar os planos de manutenção e modernização, operação e iluminação especial.

“Agora, a partir dessa reunião de alinhamento, muita coisa nova já vai ser colocada no papel, para que, quando se inicie realmente a operação de manutenção e modernização do parque de iluminação, a gente possa prestar o melhor serviço possível e trazer a satisfação para a população de Belém”, afirmou o diretor.

O consultor de projetos da empresa Houer, Mateus Moreira, destacou a importância do seminário. “Esse evento é super importante pra alinhar entre as partes, prefeitura, concessionária e verificador independente, todos os aspectos do contrato de concessão, as obrigações de cada uma das partes, alinhando os conhecimentos sobre o contrato, para que seja prestado um bom serviço para a iluminação pública do município”, destacou Matheus.

Igor Monteiro