Prefeitura remaneja os peixes da Batista Campos para iniciar revitalização dos lagos da praça

Em mais uma etapa da reforma da praça Batista Campos, na manhã desta terça-feira, 19, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou o remanejamento dos peixes de um dos lagos do local.

Ao longo dos anos, a praça Batista Campos já recebeu diversas obras de reforma e manutenção, mas a revitalização dos lagos foi feita pela última vez há mais de 20 anos. Dessa forma, o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, comentou que a reforma dos lagos era uma demanda antiga e recorrente e que elaborou um projeto em parceria com a Semma para essa frente de trabalho.

A operação foi previamente acertada em reunião entre as secretarias, para que os animais pudessem ser transferidos sem problemas maiores, isso porque os pirarucus quando se sentem ameaçados, atacam para tentar se proteger, como informou o biólogo da Semma, Tavison Guimarães.

Lagos

O remanejo dos peixes é necessário para que haja a revitalização dos lagos, no entanto, os animais ficarão temporariamente nos outros lagos da praça enquanto a reforma ocorre de forma gradual. Sendo assim, quando o primeiro lago já estiver revitalizado e pronto para receber novamente os peixes, iniciarão a revitalização do próximo lago.

O biólogo da Semma também explicou que são 9 pirarucus, entre juvenis e adultos e que “estamos tentando, da melhor forma possível, minimizar a questão dos riscos para os nossos tratadores que estão ali dentro [do lago] fazendo esse manejo, então é uma questão bastante detalhada e complicada, que a gente tem que ter bastante cuidado pra não ocorrer nenhum tipo de acidente”.

Além da transferência dos peixes, outras equipes continuam trabalhando em outras frentes de serviço, como informou a arquiteta do Departamento de Planejamento Urbano (DEPL) da Seurb e fiscal da obra, Tatiane Lins. “Continuamos com a manutenção das calçadas de pedra portuguesa e concreto, preparo dos coretos, da iluminação e muitos outros”.

Investimento

“O nosso departamento de iluminação pública também está criando um projeto especial para que os lagos tenham uma iluminação cênica. A prefeitura vai entregar uma praça totalmente revitalizada e com muito mais uso para os seus frequentadores”, finalizou o secretário de Urbanismo.

Foram investidos R$ 5.263.893,81 para a reforma completa da praça, que, além dos lagos, calçadas e coretos, também envolve a revitalização das pontes, academia, parque infantil, iluminação de LED e equipamentos urbanos. A previsão para a conclusão desses serviços é de quatro meses.

Sarah Carneiro