Sistema de iluminação pública da Praça do Carmo e entorno é todo recuperado e modernizado

A Prefeitura de Belém, através da diretoria de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), fez a total recuperação do sistema de iluminação da Praça do Carmo, que havia sido depredado e furtado.

“É a terceira vez, somente na atual gestão, que estamos recuperando o sistema de iluminação. Desta vez colocamos postes mais altos e concretamos todos as caixas de passagem no solo, na tentativa de evitar novas depredações e furtos. Também modernizamos os pontos de luz das ruas do entorno com lâmpada LED para dar mais luminosidade”, explica o diretor de Iluminação Pública da Seurb, Félix Negrão.

O trabalho agradou ao seu Manoel Gomes, de 67 anos, que mora há 33 anos na Cidade Velha, e há mais de dez, trabalha vendendo lanches na praça. “O que o prefeito fez aqui foi muito bom. Acabou aquele alagamento. Só que as lâmpadas os ladrões levaram tudidinho. Agora ele mandou colocar por esses postes altos e enterrou bem os fios. Acredito queestá mais difícil para os ladrões. Se eles tentarem, vai dar tempo da gente ver e chamar a Guarda Municipal”, afirma o comerciante.

Patrimônio histórico e espaço de cultura e lazer

A Praça do Carmo é uma das mais antigas de Belém. Tem a sua construção relacionada à inauguração das igrejas do centro histórico, que aconteceu por volta de 1776. Localizada no coração da Cidade Velha, a praça é tombada pelos órgãos de defesa do patrimônio histórico e também é palco de importantes manifestações culturais da cidade, como o Auto do Círio de Nazaré.

Os moradores das casas que ficam no entorno da praça, estão satisfeitos com a recuperação do espaço e a modernização da iluminação pública. “Eu moro há 52 anos nesta casa, desde quando eu vim garota do interior de Cametá. Amo essa praça. Nós aqui ficamos felizes em ver a nova iluminação. Nossa esperança é que intimide aqueles que pensam em vandalizar e furtar nosso patrimônio público. Essa praça é nossa, de todos os moradores de Belém, dos turistas, temos que cuidar com orgulho”, ensina dona Maria do Carmo Souto Machado.

Educação ambiental e patrimonial

Dulce Rocque é outra vizinha da Praça do Carmo, que defende a educação patrimonial como alternativa para que as próximas gerações tenham mais consciência da importância histórica do belíssimo patrimônio público e histórico de Belém. “Olha, eu sei que às vezes eu sou até meio chata, por brigar muito em defesa da Cidade Velha e seu centro histórico. Mas essa riqueza é de todos nós. Temos que defender. Essa praça já sofreu todo tipo de vandalismo. Hoje nós estamos conseguindo, com apoio da Prefeitura manter. Mas, é preciso conscientizar o povo”, ressalta a ativista.

A praça é do povo

Ao todo, mais de 20 logradouros públicos passam por serviços de revitalização, como as praças das quadras F, O, K e H, que ficam no conjunto Gleba I, na Marambaia e a Praça João XXIII, no bairro de Val-de-Cães, cujas reformas foram recentemente entregues à população pela Prefeitura de Belém.

A reforma das praças segue o cronograma de planejamento executado pela Seurb. “Para nossa gestão as praças são importantes espaços de convivência e celebração, por isso, temos como missão recuperar e manter as praças da Cidade e seus distritos”, explica o secretário de Urbanismo de Belém,  Deivison Alves.

Cristina Nascimento