Belém ganhará iluminação moderna e com mais tecnologia

Belém ganhará iluminação moderna e com mais tecnologia

Modernizar mais de 90 mil pontos de iluminação em Belém é o objetivo da concessão de iluminação pública, cuja a Ordem de Serviço (OS) foi assinada na noite desta quarta-feira,11, na sede da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Belém (Codem).

A iniciativa da Prefeitura de Belém é no modelo de Parceria Público Privada (PPP). A concessão terá duração de 24 meses, contando a partir de agosto de 2022, quando os serviços da empresa Luz de Belém, concessionária vencedora da PPP, serão iniciados.

O prefeito Edmilson Rodrigues assinou a OS, ao lado do vice-prefeito Edilson Moura, do secretária municipal de Urbanismo (Seurb), Deivison Alves, e dos diretores da empresa Luz de Belém. 

Modernizar a cidade – De acordo com o prefeito de Belém, um dos principais desafios da prefeitura é buscar a modernização da cidade. “A assinatura dessa ordem serviço firma contrato com uma empresa com experiência no território nacional. É de fundamental importância para a modernização da cidade. Além da iluminação, vai trazer também tecnologia, novos desenhos para os postes e formas modernas de iluminação, o que vai influenciar na paisagem da capital. Em breve, a Luz de Belém, junto com a prefeitura, prestará também serviços para a implantação de Internet nas praças e logradouros públicos”, explicou o prefeito Edmilson Rodrigues. 

Melhorias – Com a concessão, mais de 90 mil pontos de iluminação serão modernizados, alem de proporcionar a instalação de 41 projetos especiais de iluminação em logradouros públicos e instalação do sistema de telegestão, que permite alertar sobre pontos de iluminação apagados. Para fiscalizar o serviço da concessionária, um empresa facilitadora foi contratada para fazer o elo entre prefeitura e a Luz de Belém.

Atualmente, são gastos R$ 66.278.727,22 em despesas referentes ao consumo da iluminação públicas. Com a modernização, esse valor pode diminuir em 46%. Para o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, as melhorias serão inúmeras para a cidade.

“A rede de iluminação revitalizada trará vários benefícios, como a segurança, além da redução do custo de pagamento para a concessionária de energia, uma economia que vai voltar pra Belém. Teremos todos os dias equipes realizando essa modernização”, comentou. 

Atuação – A empresa Luz de Belém, oriunda do estado de São Paulo, iniciará as atividades a partir de agosto deste ano. Serão investidos mais de R$ 160 milhões no serviço da iluminação. 

A expectativa é gerar mais de 200 empregos de forma direta. Mais de 30 equipes atuarão para a modernização da iluminação, colocando as lâmpadas LED. O objetivo é trocar cerca de 5 mil pontos por mês.

Segundo o diretor da empresa, Ricardo Coifmam, é um grande desafio atuar na capital paraense. “O nosso desafio é iniciar essa modernização da iluminação pública e a expansão dela, fazendo as trocas para a tecnologia em LED”, explicou. 

A princípio, a modernização do sistema de iluminação da cidade começará pelos bairros da Pedreira, Guamá, Terra Firme, Jurunas, Condor, Tapanã, Pratinha, Parque Verde, São Clemente e Bengui, seguindo para outras vias posteriormente. 

O conselheiro do bairro da Condor do programa de participação social Tá Selado, Jair Santos, de 53 anos, comemorou a revitalização da iluminação pública da cidade. “Vai trazer muitos benefícios para a nossa comunidade e nossa cidade. Com mais iluminação pública e segurança, nosso jovens vão poder ficar nas praças e vamos nos sentir mais seguros nas ruas”, comentou.

Texto:

Victor Miranda