Fospa conhecerá projetos de obras e modernização da iluminação pública de Belém

Os projetos de reurbanização da avenida 25 de setembro, modernização da iluminação pública, obra de restauração do Palácio Antônio Lemos e urbanização da Augusto Montenegro, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) serão expostos no estande da Prefeitura de Belém, nos dias 29 e 30 de julho, no X Fórum Social Pan-Amazônico (X Fospa), que se inicia nesta quinta-feira, 28, e segue até domingo,31, em Belém.

O evento será realizado no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), no bairro do Guamá e conta com o apoio e participação da Prefeitura de Belém, reunindo os nove países que integram a Pan-Amazônia – Brasil, Venezuela, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa e Suriname – para discutir e debater questões relacionadas à região amazônica.

Reurbanização da avenida 25 de Setembro

A nova avenida terá novo calçamento acessível, ciclovia, skate park, quiosques padronizados, estacionamento, quadras esportivas, academias ao ar livre, iluminação em LED e paisagismo, além de uma nova estrutura de acessibilidade.

O projeto de reurbanização da via será realizado pela Prefeitura de Belém em cooperação com o Governo do Estado, e está orçado em R$ 30 milhões.

Modernização da Iluminação Pública

Modernizar mais de 90 mil pontos de iluminação em Belém é o objetivo da concessão de iluminação pública, cuja a Ordem de Serviço (OS) foi assinada no dia11 de maio. A iniciativa da Prefeitura de Belém é no modelo de Parceria Público Privada (PPP). A concessão terá duração de 24 meses.

Com a concessão, mais de 90 mil pontos de iluminação serão modernizados, além de proporcionar a instalação de 41 projetos especiais de iluminação em logradouros públicos e instalação do sistema de telegestão, que permite alertar sobre pontos de iluminação apagados. Para fiscalizar o serviço da concessionária, uma empresa facilitadora foi contratada para fazer o elo entre prefeitura e a Luz de Belém.

Atualmente, são gastos R$ 66.278.727,22 em despesas referentes ao consumo da iluminação pública. Com a modernização, esse valor pode diminuir em 46%.

“A rede de iluminação revitalizada trará vários benefícios, como a segurança, além da redução do custo de pagamento para a concessionária de energia, uma economia que vai voltar pra Belém. Teremos todos os dias equipes realizando essa modernização”, explica o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves.

Reforma do palácio Antônio Lemos

Preservar a história de Belém é um dos principais objetivos da obra de reforma e restauração do Palácio Antônio Lemos.

A Ordem de Serviço para começo da obra foi assinada em junho pelo prefeito Edmilson Rodrigues e pelo secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves. Em 2021 foi realizada a obra de pintura externa do prédio e restauração do telhado e todo o teto do Palácio Antônio Lemos.

O prédio municipal receberá reforma total com obras no piso, forro, parede, rodapés, bancadas, pintura, serralheria, rampas, esquadrias, instalações hidráulicas, instalações elétricas, hidrossanitárias e de combate a incêndio, sistemas eletrônicos e de telecomunicações, além de montagem de elevador comercial.

A reforma geral interna do prédio histórico, sob a responsabilidade da Seurb, começou dia 2 de junho, com previsão de conclusão em 18 meses e está orçada no valor de R$ 26 milhões.

Urbanização da Augusto Montenegro

A avenida Augusto Montenegro, em Belém, um dos principais corredores da cidade, vai receber um projeto de urbanização ao longo de 20 quilômetros da via. A obra é complexa, prevendo ações de drenagem, implantação de ciclovias, nova iluminação, entre outras mudanças.

O projeto de urbanização está orçado em R$ 166 milhões. Desse total, R$ 20 milhões são do tesouro municipal e R$ 140 financiados, via FGTS, pelo programa Avançar Cidade do Ministério do Desenvolvimento Regional.

“A obra corresponde à drenagem profunda da via, para escoar a água que causa os alagamentos históricos na Augusto Montenegro, aplicação de asfalto novo, construção de ciclovias, atendendo a uma demanda muito forte, tanto de quem pratica esporte ou pelada por lazer, quanto de quem usa a bicicleta para trabalhar e se locomover pela via. Também faremos as calçadas com acessibilidade e o paisagismo completo, com a reposição de um corredor verde, já que a avenida perdeu muito da vegetação. E, por fim, vamos implantar um moderno sistema de iluminação, em LED”, detalha o secretário de urbanismo.

Ele informa, ainda, que a obra será feita em etapas, começando com o trecho entre o terminal do Mangueirão e do Tapanã e em seguida, concluirá o trajeto até o terminal de Maracacuera, na entrada de Outeiro.

Igor Monteiro