Seurb se reúne com representantes da empresa responsável pela obra de urbanização da Augusto Montenegro

A Secretária Municipal de Urbanismo (Seurb) se reuniu na última quarta-feira, 27, com representantes da empresa Terraplena, que venceu o processo de licitação para executar a obra de urbanização da Avenida Augusto Montenegro, assim como o consórcio de empresa Maia Melo/Engeconsul, que atuará como gerenciadora, ou seja, vai dar suporte à Seurb na fiscalização dessa complexa obra de urbanização em uma das principais vias de Belém. A reunião serviu para definir o planejamento e ação do cronograma de execução.

Projeto – Trata-se de uma obra complexa, que envolve ações de drenagem, implantação de ciclovias, nova iluminação, entre outras mudanças dentro de um projeto de urbanização orçado em R$ 179.907.906,21. Desse total R$ 39.925.031,18 são do tesouro municipal e R$ 139.982.875,03 financiados, via FGTS, pelo programa Avançar Cidade do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Com esse volume de investimentos, a obra inclui uma série de mudanças na via, como explica o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves: “A obra corresponde à drenagem profunda da via, para escoar a água que causa os alagamentos históricos na Augusto Montenegro, aplicação de asfalto novo, construção de ciclovias, atendendo a uma demanda muito forte tanto de quem pratica esporte, pedala por lazer, quanto de quem usa a bicicleta para trabalhar e se locomover pela via”.

Paisagismo – “Também faremos as calçadas com acessibilidade e o paisagismo completo, com a reposição de um corredor verde, já que a avenida perdeu muito da vegetação com o tempo. E, por fim, vamos implantar um moderno sistema de iluminação, em LED”, detalha Deivison Alves.

Etapas – O secretário informa, ainda, que a obra será feita em etapas, começando com o trecho entre o terminal do Mangueirão e do Tapanã para, em seguida, concluir o trajeto até o terminal de Maracacuera, na entrada de Outeiro.

A obra começou em junho de 2022, com o planejamento, e tem a sua conclusão prevista para junho de 2024. No dia 10 de agosto, será realizada uma visita técnica ao local, com a participação do secretário de urbanismo, Deivison Alves, técnicos da Seurb, representantes das empresas executora e reguladoras e da Caixa Econômica Federal. A partir dessa visita começam, efetivamente, as intervenções para a urbanização ao longo de 12 quilômetros (ida e vinda) da Augusto Montenegro.

Mobilidade – “Com uma obra dessa complexidade, está incluso o planejamento de mobilidade, com desvios ou vias secundárias para a população não depender 100% da via principal. Nosso planejamento inclui orientar o público via TV, publicidade, redes sociais, e presencialmente, entregando informativos no dia a dia”, explica Deivison Alves.

Cristina Nascimento