Inauguração do Teatro Nazareno Tourinho reafirma a relevância da cultura popular em Belém

Só as quadrilhas juninas de Belém envolvem todos os anos mais de 100 mil jovens, sobretudo dos bairros periféricos. São milhares os artistas – atores, pintores, peformadores, escultores – e as manifestações culturais (como os grupos de pássaros e os de boi-bumbá) ansiosos por palcos e salas relevantes para apresentar as obras. Por isso é de enorme importância para a cidade a inaguração, pela Prefeitura de Belém, do Teatro Popular Nazareno Tourinho, na manhã desta terça-feira, 6. O espaço cultural, no Largo do Carmo (bairro da Cidade Velha) funcionará como um centro de artes e cultura para toda a cidade, principalmente para as comunidades que produzem intensamente, mas não têm como mostras os trabalhos.

O prefeito Edmilson Rodrigues realizou a inauguração do espaço e reafirmou a política pública cultural como um das prioridades de sua gestão: “Estamos aqui hoje realizando um sonho meu, dos artistas paraenses, mas também um sonho do Nazareno Tourinho, nosso maior dramaturgo, grande escritor e poeta, que sonhou a vida toda, até partir para outra dimensão, em ver instalado em Belém um teatro popular”, ressaltou Edmilson.

Fomento à cultura popular

O Teatro Nazareno Tourinho vai oferecer programações gratuitas para a população e fomentar, por meio de editais, o trabalho de artistas em um espaço versátil para receber peças teatrais, exposições e outras manifestações culturais.

O prefeito de Belém lembrou que o dramaturgo Nazareno Tourinho escrevia as coisas pelas quais lutava, que expressavam a coerência da sua vida, como a luta todos dias por uma sociedade sem fome, sem nenhum tipo de exploração e opressão. “Ele era um homem do futuro”, afirmou Edmilson Rodrigues.

Conquista do segmento cultural de Belém

O Teatro Popular Nazareno Tourinho representa a valorização dos fazedores da cultura em Belém. “É uma iniciativa de grande valor dos fazedores de cultura, principalmente aqueles que militam no segmento do teatro e de cultura popular como os pássaros juninos”, define o produtor cultural, ator e guardião de pássaro junino Harles Oliveira, 62 anos.

Ele enfatiza que para este segmento cultural é um grande avanço ampliar os espaços. “Precisamos cada vez mais mostrar o nosso trabalho e trazer mais visibilidade ao nosso fazer cultural. Cada vez que é aberto um espaço desses pra nós é uma conquista”, reitera Harles.

“Nós artistas paraenses estamos muito felizes por este novo espaço e agradecemos à Prefeitura de Belém”, afirmou a atriz Ando Céo. “Este espaço, que ganha o nome Nazareno Tourinho, é de grande relevância pra mim, especialmente, pois conheci o Nazareno de perto e ele foi pra mim um grande presente de Deus. Eu conhecia uma genialidade da dramaturgia”.

Revitalização

O prédio histórico onde foi implantado o novo teatro recebeu revitalização pela Secretaria Municipal de Urbanismo  (Seurb), com pintura completa interna e externa, troca da iluminação e estrutura elétrica, com orçamento de R$ 98.699,70.

Homenagem

Localizado no coração do Centro Histórico de Belém, o Teatro Popular Nazareno Tourinho foi inaugurado na data de nascimento  do teatrólogo homenageado, que neste ano completaria 88 anos de idade.

Nazareno Tourinho é considerado um dos mais renomados autores e dramaturgos paraenses. Foi membro da Academia Paraense de Letras (APL), publicou quase 30 obras, algumas em outros idiomas, reconhecidas por destacar a relação do homem com a cidade e as diferenças sociais.

O atual reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Tourinho (filho de Nazareno Tourinho), se emociou em poder ver inaugurado o teatro popular com o nome do pai.

“Nazareno Torurinho era uma pessoa do povo, que gostava de escrever as coisas do povo do Pará e sobre as grandes questões que afligem as pessoas mais pobres do nosso estado. Ele sempre desejou muito construir um teatro popular. Esse sonho dele se realiza com esse teatro implantado pela Prefeitura de Belém. É uma homenagem muito bonita” , afirma Emmanuel Tourinho.

O novo espaço também valoriza, ainda mais, um dos centros culturais e de lazer de toda a Belém, a Cidade Velha e o Largo do Carmo, tradicionalmente pontos de encontro de toda a cidade, palcos para algumas das manifestações culturais mais abrangentes de Belém.

Após a inauguração oficial do teatro, o público presente participou de outras homenagens da Prefeitura de Belém ao teatrólogo.

Uma caricatura de Nazareno Tourinho produzida pelo cartunista paraense JBosco está exposta no segundo andar do prédio.

E a inauguração contou com a leitura dramática da peça inédita deixada por Nazareno Tourinho, denominada: “Ângela do Céo Perdida na Terra”, apresentada pelos artistas Ângela do Céo e Fernando Matos.

Também está em exposição no teatro a mostra “I´de – Nasã, O Povo das Águas”, com imagens do acervo do Museu de Arte de Belém (Mabe).

Joyce Assunção