Obra de reforma do Ver-o-Peso tem previsão para iniciar em março deste ano

O projeto de reforma do complexo do Ver-o-Peso, uma das obras de maior impacto nos preparativos para Belém sediar a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP- 30) em 2025, foi a pauta da reunião realizada na Casa Civil da Presidência da República com a participação da Prefeitura de Belém, na manhã desta terça-feira, 16.

“O objetivo dessa reunião foi destravar a burocracia para imediatamente iniciarmos essa grande obra de preparação de Belém para receber a COP- 30 em 2025. Em março deste ano, com o dinheiro garantido através da Itaipu Binacional, que faz parte do governo federal, nós iniciaremos a obra e em breve daremos mais dignidade aos feirantes e ao povo de Belém que ama o Ver-o-Peso”, destacou o prefeito Edmilson Rodrigues, presente ao encontro em Brasília.

O encontro garantiu a liberação de recursos do governo federal, na ordem de R$ 63 milhões, para a Prefeitura de Belém realizar a obra de reforma do Ver-o-Peso. Com a liberação do valor a licitação da obra poderá ser finalizada ainda no final de janeiro de 2024. Segundo o prefeito Edmilson Rodrigues, durante a reunião também foi possível estabelecer a redução do prazo de duração da obra, que antes tinha previsão de um ano e seis meses e agora poderá ser concluída em doze meses.

Acompanharam o prefeito Edmilson Rodrigues à reunião os secretários municipais de Planejamento e Gestão, Cláudio Puty e de Urbanismo, Deivison Alves, que foram recebidos pelo chefe da Casa Civil, Rui Costa, e pela secretária-executiva Miriam Belchior. Também esteve presente o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass. O Iphan autorizou o início das obras no complexo do Ver-o-Peso, que é tombado como patrimônio cultural e material pelo órgão desde 1977.

Fabricio Lopes