Palácio Antônio Lemos é reaberto ao público restaurado como presente de aniversário para Belém

Palácio Antônio Lemos é reaberto ao público restaurado como presente de aniversário para Belém

O Palácio Antônio Lemos reabre as portas, completamente restaurado e entregue a população de Belém, na noite desta sexta-feira, 12, dentro da programação de comemoração dos 408 anos da capital paraense, organizada pela Prefeitura de Belém. 

A cerimônia iniciou com o descerramento da placa na entrada do Palácio pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e demais autoridades.  Após o ato, o prefeito também reabriu o Museu de Artes de Belém (MABE), que integra a arquitetura interna do Palácio Antônio Lemos.

Arte – O MABE completa 30 anos neste ano de 2024 e também passou por uma reforma e de restauração completa. Duas exposições estão à disposição do público, gratuitamente: “Belém no acervo Mabe” e “Arte na obra”, que ficarão abertas até o dia 1° de março. O Mabe funcionará entre terça e sexta-feira, das 9h às 16h30.

“O Palácio Antônio Lemos é o símbolo do executivo municipal e junto com o Museu de Arte de Belém são de grande importância histórica e cultural para a cidade”, ressaltou o prefeito Edmilson Rodrigues.

Patrimônio histórico

Tombando em 1942 pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Palácio Antônio Lemos é uma obra construída por José da Gama Abreu, que detinha o título de “Barão do Marajó”, no ciclo da borracha, em 1860.

O prédio passou por um restauração completa, que iniciou em junho de 2022. Foram cerca de 18 meses de obras, com um investimento municipal de R$ 26 milhões.O espaço recebeu inúmeros serviços de restauro e recuperação, assim como a modernização dos sistemas de segurança, elétrico e contra incêndios. 

Compromisso – A reforma do imóvel histórico foi decidida, logo após o prefeito Edmilson Rodrigues assumir a gestão, em janeiro de 2021, e visitar o Palácio Antônio Lemos, que estava fechado, em estado de deterioração e sem condições de receber o gabinete do executivo municipal. 

“Aqui volta a ser gabinete do prefeito. As salas estão restauradas à altura da riqueza que é Palácio”, avisou Edmilson Rodrigues. Ele enfatizou, que o imóvel histórico será bem cuidado e aberto à população para visitação. 

Texto:

Victor Miranda