Obras de manutenção e adaptação de espaços no Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia já estão 67% concluídas

Por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), a Prefeitura de Belém realiza a construção de novos espaços no Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia, no bairro do Tapanã, que abrigarão as salas de acolhimento, triagem e diagnósticos do local.

O hospital é administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), mas a obra é realizada pela Seurb e encontra-se com 67% dos serviços já concluídos. De acordo com o engenheiro do Departamento de Obras Civis (Deoc) da Seurb, Marco Bessa, os serviços foram iniciados em dezembro de 2023.

Melhorias

A tutora da cachorrinha Poliana, Rosângela Carvalho, disse que já frequentou o hospital em outro momento e foi muito bem atendida. “Em relação ao novo espaço, é ótimo ter um local pra eles [animais] e pra gente; ter um local que possa fazer o exame deles, a gente ter um tratamento bem melhor, que eles necessitam”.

Segundo o engenheiro do Deoc, estão sendo feitos no espaço diversos serviços de manutenção e adaptação para oferecer e garantir um melhor acolhimento aos animais e seus tutores, assim como houve a preocupação de criar um espaço para os animais que chegam apresentando sintomas de doenças infectocontagiosas, então também está sendo construída uma sala para atendimento exclusivo para esses casos.

De acordo com Márcia Alves, médica veterinária e diretora do hospital, os tutores ficavam na parte externa aguardando atendimento, o que ocasionava até uma piora no quadro dos animais de estimação por causa da aglomeração e também do estresse de transporte, comprometendo o atendimento.

Celeridade e conforto

A diretora-geral da Secretaria de Defesa e Proteção aos Animais (SEPDA), Vanessa Raiol, comentou que a construção dos espaços é de extrema importância, “porque, a partir de agora, os animais e tutores terão a prestação de serviço de forma mais célere, bem como um maior conforto. Um animal que chega doente ao hospital agora terá um tratamento mais adequado e com os seus direitos protegidos. Estamos todos muito felizes! A sociedade só tem a ganhar com a ampliação do hospital veterinário”.

“Com esta obra, a sala de acolhimento, que é o que está sendo construído, nós vamos ter espaço suficiente para que esses tutores cheguem com os seus animais, aguardem a chamada para a sala de triagem e posteriormente tenham o atendimento necessário para os animais”, informou a diretora do hospital.

Manutenção e funcionamento

A obra de manutenção e adaptação do novo espaço recebeu um investimento de R$ 702.469,72 para a execução dos serviços e deve ser concluída na primeira quinzena de março deste ano.

Mesmo com a obra, o atendimento no Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia está ocorrendo normalmente, de 8h às 17h, todos os dias (incluindo finais de semana, pontos facultativos e feriados), na Rodovia do Tapanã, 281.

Sarah Carneiro