Prefeitura de Belém e feirantes discutem as obras no complexo do Ver-o-Peso

A Prefeitura de Belém e os feirantes do Ver-o-Peso se reuniram para discutir detalhes das obras do complexo, o remanejamento dos permissionários e a escolha dos participantes da Comissão de Fiscalização de Obras (Cofis). O encontro foi realizado na tarde desta segunda-feira, 26, no Palácio Antônio Lemos. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, comandou a reunião, que contou com a presença de representantes dos 33 setores de vendas do Ver-o-Peso.

Durante o encontro, o prefeito Edmilson Rodrigues anunciou a conclusão do processo de licitação para a escolha da empresa, que vai realizar os serviços de revitalização. A Multisul Engenharia S.A foi a empresa escolhida. A assinatura da Ordem de Serviço das obras também já está marcada: será nesta quinta-feira, 29 de fevereiro.

“Estamos cumprindo os atos legais, para a obra ser iniciada o quanto antes. O edital de concorrência para escolher a empresa que vai fazer as obras nos mercados de carne e peixe já deve ser publicado esta semana, também”, explicou o prefeito.

A Feira do Açaí também está incluída na revitalização. A obra no espaço será realizada em duas etapas, cada uma com previsão de duração de dois meses.

Remanejamento

Outro ponto importante debatido na reunião foi o remanejamento dos feirantes, durante o período da obra. Foram colocadas três opções de locais, para onde os setores serão distribuídos nas feiras provisórias: o estacionamento da feira, a calçada da praça do Relógio e parte da Avenida Portugal. Conforme as obras forem avançando, os permissionários serão remanejados de volta para o local novo. Os permissionários foram ouvidos para ajustar, de acordo com a necessidade deles,  os espaços.

Atuando há 50 anos na feira, no setor de maniva, Antônio Trindade, de 70 anos, ressaltou a importância dos trabalhadores serem ouvidos e destacou que aprova os espaços da feira provisória.

“Vamos levar todas essas informações para os nossos companheiros que nao estão aqui. Essa reunião dá uma credibilidade para a obra, para o que a prefeitura vai fazer no Ver-o-Peso. Eu gostei das áreas da feira provisória, devo ficar lá na Portugal e achei bom”.

A feira provisória será montada após a assinatura da OS. “Já estamos reunindo com a empresa para o planejamento da feira provisória. Hoje vamos apresentar esse planejamento e, na semana que vem, eles devem estar iniciando a montagem das feiras”, explicou o secretaria municipal de Urbanismo (Seurb), Deivison Alves.

Comissão

Durante a união, foram escolhidos os membros da Cofis, que farão a fiscalização das obras no complexo. São 66 membros, dois de cada um dos 33 setores do Complexo Ver-o-Peso.

“Elegemos dois representantes de cada setor. É o pessoal da maniva, das polpas, do pescado. Reunimos os representantes para falar sobre o remanejamento e as especificidades da obra”, explicou o prefeito Edmilson Rodrigues.

Há 20 anos trabalhando no setor de industrializados, Dalci Cardoso, de 73 anos, é um dos feirantes que vão fazer parte da Cofis. “Vi de perto a primeira reforma, há 22 anos. Fiz parte da comissão e agora vou fazer parte novamente. O Ver-o-Peso é a nossa vitrine, precisamos cuidar bem dele e acredito que, com essa reforma, vamos ter ele belo novamente”.

Victor Miranda