Prefeito Edmilson Rodrigues e equipe acompanham os avanços da reurbanização da av. 25 de Setembro

O prefeito Edmilson Rodrigues visitou as obras realizadas pela Prefeitura de Belém para reurbanização de toda avenida 25 de Setembro. Ele e equipe de secretários acompanharam os serviços na manhã deste sábado.

Com investimento de R$ 27 milhões, por meio de uma parceria entre Prefeitura e Governo do Estado Pará, a avenida 25 de setembro, atual Romulo Maiorana, passando por uma requalificação completa, que vai instalar nova rede de drenagem; recuperar vias e canteiros; instalar  parques, áreas de convivência, ciclofaixas e ciclovias; paisagismo, além de novo calçamento.

Reurbanização e paisagismo

Os serviços na avenida iniciaram na primeira semana deste mês de janeiro de 2023. “É uma obra urbanística, com uma força paisagística grande. Aqui é um parque linear e será um local para se deslocar a qualquer hora do dia, com segurança com uma iluminação especia”, informa o prefeito Edmilson Rodrigues.

Ele ressalta, que além de ser uma obra de grande envergadura, não se reduz só a desenhos do arquiteto, mas leva em conta a substância social, para que o morador se sinta mais feliz, com equipamentos adequados, para o jovem praticar esporte, ultilizar a bicicleta com segurança, tudo em um ambiente bonito e moderno.

O objetivo da reurbanização da 25 de Setembro, uma das principais vias da cidade, é não só proporcionar uma melhor mobilidade, mas também mudar a vida e dos moradores e comerciantes da área. Trabalhando há cinco anos no perímetro da 25 com a Alferes Costa, a comerciante Ana Menezes, de 56 anos, comemorou o início dos serviços.

“Eu espero que melhore em todos os pontos, após esse obra. A avenida estava feia e sei que esses serviços vão trazer diversas melhorias. Essa gestão vai melhorar a nossa avenida, já dá um alívio ver o trabalho, os tapumes”, comemorou.

Fiscalização pelos moradores

Para acompanhar as obras, a Prefeitura criou a Comissão de Fiscalização de Obras e Serviços (Cofis), que nos trabalhos da 25 de Setembro possuem 55 membros, como moradores e comerciantes que atuam na área. Morador há 46 anos da via, o autônomo Sebastião Souza é um dos membros que compõem a Cofis.

“A nossa esperança é total. Esperamos há anos por essa obra. Temos certeza que vai sair, até porque já começou. Vai ser um divisor de águas para Belém toda, pois terá praças, pista de skate olímpico e outras áreas de lazer. A comissão vai continuar fiscalizando durante a obra e depois, até para zelar e cuidar deste espaço”. garante Sebastião.

A expectativa para a conclusão das obras é de 18 meses. Os serviços já iniciaram com as retiradas de entulhos, colocação dos tapumes e a abertura para a nova drenagem, explicou o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves.

“A obra já iniciou há duas semanas. Já fechamos esse primeiro trecho, que vai da av. Doutor Freitas até a Lomas Valentinas, com o canteiro de obras já montado. A obra avança, estamos trabalhando na drenagem e depois iremos para outros trechos, que vai até a Antônio Baena”, explica Deivison Alves.

Victor Miranda