Prefeitura de Belém inicia a reforma e revitalização da praça Batista Campos

A Prefeitura de Belém iniciou a reforma e manutenção da praça Batista Campos logo após o carnaval, na quinta-feira, 15. São várias frentes de trabalho, atuando no serviço, entre elas, a manutenção da calçada de pedra portuguesa e dos lagos.

A obra está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e a gestão municipal investe R$ 5.263.893,81 para realizar a reforma de todo o espaço e dos equipamentos urbanos. O prazo para conclusão e entrega da obra será de quatro meses.

Sendo uma das praças de maior movimento da cidade, a Batista Campos recebe diariamente muitos frequentadores, seja para passeios, prática de exercícios físicos, turistas ou mesmo pessoas que passam pelo local no seu trajeto diário.

Permissionário há 35 anos na praça, Edmar Costa disse que a reforma chega em boa hora. “Vai ser uma reforma boa, né? Vai chamar o público de volta. Espero que agora com a reforma tudo mude pra melhor?”, declarou.

Serviços

De acordo com a arquiteta do Departamento de Planejamento Urbano (DEPL) da Seurb e fiscal da obra, Tatiane Lins, “além da recuperação das calçadas de pedra de lioz, serão executados serviços de pintura dos coretos, reforma do quiosque da Guarda Municipal, recuperação dos brinquedos e da academia ao livre, revitalização do castelinho, implantação de iluminação de LED, instalação de elementos de iluminação especial nos corretos, monumentos e pontes e revitalização dos lagos”.

O secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, ressalta que a praça Batista Campos é um dos logradouros públicos mais tradicionais e frequentados pela população de Belém. Ele diz que a praça tem um apelo muito grande, tanto pelos moradores do entorno, quanto por quem apenas visita nos finais de semana. “Vamos realizar uma grande intervenção no espaço, desde o calçamento passando por um novo projeto de iluminação até os equipamentos urbanos. Nessa reforma, assim que formos finalizando os serviços, já vamos entregando os espaços para a população para que a manutenção avance para outras etapas”.

Melhoria – Felipe Pereira é morador do entorno da praça e está ansioso para ver tudo pronto. “Fiquei até surpreso quando eu vi que estão fechando tudinho, mas aí o rapaz me disse que vão entrar em obra”. O morador, que passeia diariamente com sua cadela Nina, acredita que a obra vai melhorar o local. “Ajeitando, melhora tudo”, afirma.

“Temos certeza que os frequentadores da Batista Campos irão se surpreender com a reforma que a Prefeitura fará. Nossa equipe está empenhada para realizar os serviços o mais rápido possível e entregar mais uma obra de qualidade à população”, afirma o secretário de Urbanismo.

Deivison Alves também informa que outras praças de Belém serão beneficiadas com serviços de reforma e revitalização, como a praça Dom Mário Miranda (Val-de-Cães), praça das Castanheiras (Curió-Utinga) e Dom Alberto Ramos (Marambaia).

“A gente queria muito que outras áreas da cidade recebessem esse mesmo benefício, principalmente porque as praças são ponto de encontro para todas as idades, passeios com pets, caminhadas, exercícios físicos e também é o local onde muita gente trabalha para garantir a renda familiar”, ressalta o secretário.

Sarah Carneiro