Prefeitura recebe do setor de alimentação sugestões ao projeto de reforma do Ver-o-Peso

A moradora do bairro do Jurunas Jandira Barbosa, 59, trabalha há mais de quarenta anos no setor de alimentação do Ver-o-Peso. Ela é uma das responsáveis por exaltar a culinária paraense, na maior feira aberta da America Latina, tendo o peixe frito como o mais pedido pelos visitantes. Jandira esteve presente hoje a uma reunião que apresentou a reforma do Ver-o-Peso aos feirantes e demais tralhadores. “Essa participação dos feirantes nessa reforma é importante pra gente. Com essa reforma esperamos melhoras, mais turistas e que as pessoas nao reclamem mais do nosso espaço. Que seja um espaço digno pra gente e turistas”, afirmou Jandira.

Foi a segunda reunião em que a Prefeitura de Belém explanou o “Projeto de Reforma do Ver-o-Peso e Estratégias de Remanejamento – COP-30 em Belém”. O encontro foi realizado na tarde desta terça-feira, 5, no Mercado de Carne Francisco Bolonha. Os feirantes puderam compreender a dimensão da reforma na apresentação de vídeo sobre como ficará o espaço.

Até o dia 12 de dezembro feirantes dos diversos setores do Ver-o-Peso têm a oportunidade de conhecer o projeto de reforma e a equipe que estará à frente composta por engenheiros, arquitetos, técnicos e outros profissionais das secretarias municipais de Urbanismo (Seurb), Economia (Secon), Saneamento (Sesan), Saúde (Sesma), Guarda Municipal de Belém (GMB), Mobilidade Urbana (Semob), Funpapa e Tá Selado.

Entre os benefícios apresentados, estão a nova cobertura de lona, novo piso (com piso direcional para pessoas com baixa visão), materiais de tabuleiros, construção de uma nova subestação elétrica e reformas dos banheiros. O encontro oportunizou, também, aos trabalhadores tirar dúvidas e apresentar sugestões.

Comissão de Fiscalização: participação popular

Ao final da reunião foram eleitos os membros da Comissão de Fiscalização das Obras (Cofis) de cada setor do Ver-o-Peso. Os eleitos foram: Amarildo Negrão e Raimundo Quaresma (setor Peixe Salgado); Maxwell Trajano (setor logística mercado de peixe); Max Fernando (setor farinha); Raimundo Rodrigues, Iocy Jonas Pereira Filho e Wilson Rodrigues (setor frutas); Fernando Souza e Marcos Pinheiro (mercado de peixe); Eloy Vieira e Sérgio Alves (caranguejo); Manoel Jaime Castro Pavão (camarão); José Edilson e Antônio Jorge (setor cereais).

A professora de Química Maria Valdemira Cardoso, 57, esta há 25 anos no setor da alimentação. Ela tem o espaço como um laboratório da culinária paraense onde consegue demonstrar o amor pela cidade oferecendo as iguarias preparadas com amor.

“O Ver-o-Peso agrega sabores, cheiros e religiões. Aqui é como se fosse o meu laboratório, a gente cria pratos e conversa com as pessoas. As expectativas com essa reforma sao as melhores”, afirmou Maria Valdemira.

Próximas reuniões

Nesta quarta-feira-feira, 6, às 15h, no auditório do Mercado de Carne, se reúnem os setores: hortifrutigranjeiro, atacado de hortaliças noturno, ervas medicinais, quiosques iracema, aves vivas, peixe seco atacado e Pedra do Peixe.

Investimento

A revitalização completa do Ver-o-Peso é realizada pela Prefeitura em cooperação com o Governo Federal e será um dos principais legados, para Belém, da COP-30, que acontecerá em 2025.

O novo Complexo do Ver-o-Peso, um investimento de R$ 82 milhões, via Governo Federal, vai contemplar todas as áreas e setores – estacionamento, feira principal, os mercados de Carne e de Peixe, a Pedra do Peixe e a Feira do Açaí -, com adequação dos espaços.

A revitalização vai garantir mais dignidade e conforto aos 1.193 permissionários, chegando a 2.400 atuando formalmente e informalmente no Ver-o-Peso, somando-se ajudantes e ambulantes da área.

Mais informações em http://agenciabelem.com.br/Noticia/236561/prefeitura-de-belem-vai-revitalizar-centro-comercial-e-garantir-a-populacao-um-novo-complexo-do-ver-o-peso

Joyce Assunção