Prefeitura finaliza preparativos nos cemitérios para visitação do Dia das Mães

Um grande número de pessoas deve passar pelos cemitérios de Belém neste domingo, 8 de maio, Dia das Mães. A data concentra o segundo maior contingente de visitantes nesses locais. A expectativa é que mais de 60 mil pessoas visitem os dois cemitérios públicos administrados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), o Santa Izabel, no Guamá, e São Jorge, na Marambaia, no sábado, 7, e no domingo.

Serviços concluídos – Nos Cemitérios Santa Izabel e São Jorge, a Prefeitura de Belém, por meio da Seurb, já concluiu os serviços de roçagem, capinação, retirada de entulho e lixo nas alamedas e arredores de sepulturas. “Desde o início da nova gestão nós estamos trabalhando diariamente na limpeza dos cemitérios que são administrados pela Seurb, para oferecer um ambiente digno para os visitantes durante o ano todo”, destacou o diretor do departamento de Necrópoles, Lucas Farias.

“Nos meses de março e abril, esses serviços foram intensificados para proporcionar um melhor ambiente para os filhos que irão visitar as sepulturas de suas mães. Os cemitérios estão prontos para a recepção dos visitantes”, concluiu o Lucas Farias .

O diretor ressalta também que estão sendo esperados cerca de 40 mil pessoas no Santa Izabel e 20 mil pessoas no São Jorge. “Se puderem antecipar sua ida ao cemitério, que antecipe durante a sexta-feira e o sábado, para evitar grandes aglomerações”, frisou o diretor.

Para fugir da aglomeração – “Este ano, antecipamos a visita na sepultura da nossa mãe para fugir da aglomeração de domingo. Vim com  minhas irmãs prestar uma homenagem a nossa mãe, que hoje completa 3 meses de falecida. É o primeiro ano sem ela. Fiquei feliz de ver que estão fazendo um grande serviço de limpeza, pois isso é muito importante para essa data especial, quando muita gente passa por aqui”, afirmou a comerciante Ana Rosa Cunha, 53 anos.

O departamento de Iluminação Pública da Seurb também realizou um trabalho de manutenção nas principais ruas de acesso, nos arredores e no interior dos cemitérios durante o ano todo.

A aposentada Iracema de Abreu, 64 anos, agradeceu o cuidado e carinho que a nova gestão vem tendo com os cemitérios. “Parabenizo e reconheço esse trabalho que a Prefeitura está fazendo aqui no cemitério Santa Izabel, onde estão enterrados amigos e minha madrinha, que era como uma mãe para mim”, comentou a aposentada.

Ordenamento – A Secretaria Municipal de Economia (Secon), também estará atuando nos três cemitérios públicos de Belém – Santa Izabel, Tapanã e São Jorge, neste domingo, 08. “A meta da Secon é garantir o ordenamento e a atividade econômica dos trabalhadores informais que atuam nas calçadas, sem que atrapalhe o acesso dos visitantes que estarão homenageando as mães”, explicou o secretário de Economia, Apolônio Brasileiro.

Organização Pública – A Organização Pública também estará fazendo o trabalho de fiscalização e orientação na frente dos cemitérios Santa Izabel e São Jorge. As abordagens durante a ação serão de orientação ao público e permissionários de barracas localizadas na entrada dos cemitérios.

Segurança – A Guarda Municipal de Belém vai reforcar a segurança nos cemitérios públicos para o Dia das Mães. O reforço será  no sábado, 7, e domingo, 8. Serão empregados 160 guardas municipais, a cada dia, 22 viaturas e nove motos, divididos em dois turnos. Os agentes vão realizar patrulhamento e rondas a pé e motorizado dentro dos cemitérios. Nas imediações serão realizados patrulhamentos preventivos por meio de viaturas e motos.

Para contato com a GMB, a população pode ligar, de forma gratuita, para o número 153.

• Serviço:
    Sexta-feira, 06/05, das 8h às 17h
    Sábado,07/05 , das 7h às 16h
    Domingo, 08/05, das 7h às 16h
  • Horários de missas domingo nos cemitérios:
    Santa Izabel – 7h30
    Cemitério São Jorge – 8h