Prefeitura finaliza preparativos nos cemitérios para visitação do Dia das Mães

Prefeitura finaliza preparativos nos cemitérios para visitação do Dia das Mães

Um grande número de pessoas deve passar pelos cemitérios de Belém neste domingo, 8 de maio, Dia das Mães. A data concentra o segundo maior contingente de visitantes nesses locais. A expectativa é que mais de 60 mil pessoas visitem os dois cemitérios públicos administrados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), o Santa Izabel, no Guamá, e São Jorge, na Marambaia, no sábado, 7, e no domingo.

Serviços concluídos – Nos Cemitérios Santa Izabel e São Jorge, a Prefeitura de Belém, por meio da Seurb, já concluiu os serviços de roçagem, capinação, retirada de entulho e lixo nas alamedas e arredores de sepulturas. “Desde o início da nova gestão nós estamos trabalhando diariamente na limpeza dos cemitérios que são administrados pela Seurb, para oferecer um ambiente digno para os visitantes durante o ano todo”, destacou o diretor do departamento de Necrópoles, Lucas Farias.

“Nos meses de março e abril, esses serviços foram intensificados para proporcionar um melhor ambiente para os filhos que irão visitar as sepulturas de suas mães. Os cemitérios estão prontos para a recepção dos visitantes”, concluiu o Lucas Farias .

O diretor ressalta também que estão sendo esperados cerca de 40 mil pessoas no Santa Izabel e 20 mil pessoas no São Jorge. “Se puderem antecipar sua ida ao cemitério, que antecipe durante a sexta-feira e o sábado, para evitar grandes aglomerações”, frisou o diretor.

Para fugir da aglomeração – “Este ano, antecipamos a visita na sepultura da nossa mãe para fugir da aglomeração de domingo. Vim com  minhas irmãs prestar uma homenagem a nossa mãe, que hoje completa 3 meses de falecida. É o primeiro ano sem ela. Fiquei feliz de ver que estão fazendo um grande serviço de limpeza, pois isso é muito importante para essa data especial, quando muita gente passa por aqui”, afirmou a comerciante Ana Rosa Cunha, 53 anos.

O departamento de Iluminação Pública da Seurb também realizou um trabalho de manutenção nas principais ruas de acesso, nos arredores e no interior dos cemitérios durante o ano todo.

A aposentada Iracema de Abreu, 64 anos, agradeceu o cuidado e carinho que a nova gestão vem tendo com os cemitérios. “Parabenizo e reconheço esse trabalho que a Prefeitura está fazendo aqui no cemitério Santa Izabel, onde estão enterrados amigos e minha madrinha, que era como uma mãe para mim”, comentou a aposentada.

Ordenamento – A Secretaria Municipal de Economia (Secon), também estará atuando nos três cemitérios públicos de Belém – Santa Izabel, Tapanã e São Jorge, neste domingo, 08. “A meta da Secon é garantir o ordenamento e a atividade econômica dos trabalhadores informais que atuam nas calçadas, sem que atrapalhe o acesso dos visitantes que estarão homenageando as mães”, explicou o secretário de Economia, Apolônio Brasileiro.

Organização Pública – A Organização Pública também estará fazendo o trabalho de fiscalização e orientação na frente dos cemitérios Santa Izabel e São Jorge. As abordagens durante a ação serão de orientação ao público e permissionários de barracas localizadas na entrada dos cemitérios.

Segurança – A Guarda Municipal de Belém vai reforcar a segurança nos cemitérios públicos para o Dia das Mães. O reforço será  no sábado, 7, e domingo, 8. Serão empregados 160 guardas municipais, a cada dia, 22 viaturas e nove motos, divididos em dois turnos. Os agentes vão realizar patrulhamento e rondas a pé e motorizado dentro dos cemitérios. Nas imediações serão realizados patrulhamentos preventivos por meio de viaturas e motos.

Para contato com a GMB, a população pode ligar, de forma gratuita, para o número 153.

  • Serviço:
    Sexta-feira, 06/05, das 8h às 17h 
    Sábado,07/05 , das 7h às 16h 
    Domingo, 08/05, das 7h às 16h 
  • Horários de missas domingo nos cemitérios:
    Santa Izabel – 7h30
    Cemitério São Jorge – 8h
Texto:

Igor Monteiro