Prefeitura realiza manutenção e ampliação da Iluminação Pública no entorno do Mangueirinho

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Serub), realizou um importante trabalho de manutenção, reforço e ampliação do parque de Iluminação Pública no entorno do Estádio Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença, do Terminal de Integração Mangueirão, da Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, e nas vias de acesso, para garantir maior segurança a todos os visitantes da 25ª Feira Pan-amazônica do Livro, que ocorre no ginásio Mangueirinho até este domingo, dia 5.

“A manutenção com reforço do parque de Iluminação Pública nesses setores ampliou satisfatoriamente a luminosidade nos locais. Foram implantados quatro postes e oito luminárias de 400W (dois por poste) no estacionamento ao lado do Mangueirinho, e instalados sete projetores para reforço de iluminação nas áreas de acesso e circulação, além da recuperação da rede elétrica, com lançamento de 650m de cabo quadriplex”, detalhou o diretor de Iluminação Pública da Seurb, Félix Negrão.

Já o trabalho de manutenção substituiu 34 luminárias LED na avenida Augusto Montenegro e 63 luminárias de 400W na área do estacionamento e entorno do Mangueirão e do Mangueirinho, além de 10 luminárias na Rodovia dos Trabalhadores.

Satisfação de quem mora e trabalha nas redondezas – A reforma foi comemorada por quem mora e trabalha nas proximidades, como é o caso do mototaxista Raimundo Soeiro Júnior, que há mais de 20 anos trabalha e mora no bairro Carmelância, enfrente à Arena Guilherme Paraense.

“A iluminação do Mangueirinho ficou muito boa. Deu mais segurança pra gente aqui no ponto, e também para os nossos clientes, que chegam tarde do trabalho. Antes era muito escuro e perigoso até para atravessar a Augusto Montenegro. Agora tá uma maravilha”, comemora Raimundo.

Quem também ficou feliz foi a dona de casa Ângela Maria Macedo dos Santos, que agora pode vender seus lanches até mais tarde. “Eu moro aqui há 32 anos, quer dizer, desde o início, quando era uma ocupação. Quase não tinha iluminação e eram poucas linhas de ônibus. Agora, está tudo lindo e iluminado. Posso ficar tranquila, vendendo o meu hot dog. Por isso, estou muito feliz e torcendo para melhorar cada vez mais”, disse a vendedora, animada.

Outro depoimento emocionante foi o do seu José Aleixo de Souza, remista apaixonado, de 74 anos. Ele diz que não vê a hora dessa pandemia acabar, para poder voltar a frequentar o Mangueirão, com tranquilidade. “Eu fico emocionado de ver a minha Belém ficando uma cidade cada dia mais bonita. Não vejo a hora de receber meus parentes do interior e levar para passear nos lugares bonitos, com muito orgulho”.

Cristina Nascimento