Sistema on-line oferece acompanhamento prático e dinâmico às obras de reurbanização da Av. Rômulo Maiorana

Sistema on-line oferece acompanhamento prático e dinâmico às obras de reurbanização da Av. Rômulo Maiorana

A obra de reurbanização da avenida Rômulo Maiorana (antiga 25 de Setembro), em Belém, segue a todo vapor. Considerada com o uma obra de grande importância para a cidade, é acompanhada pela ferramenta tecnológica denominada “Diário de Obras On-line”, um sistema que permite que todo o serviço seja realizado de forma mais ágil e dinâmica. 

A reurbanização da via está sendo realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo, em cooperação com o Governo do Estado. A empresa responsável pela execução é o consórcio Bosque 25.

Acompanhamento otimizado

Em geral, as obras são acompanhadas por meio do Relatório de Diário de Obras, um documento utilizado no dia a dia das atividades de um projeto que está em construção. Essa tarefa demanda a utilização de papéis, plantas e checklists impressos para a sua execução. Mas, agora, o processo passou por uma modernização que foi adotada pelas da Av. Rômulo Maiorana. 

Implementado pelo Consórcio Bosque 25, com a supervisão do Departamento de Obras Civis da Seurb (Deoc), a ferramenta eletônica permite que esse processo de acompanhamento seja feito de forma mais rápida. 

“O documento on-line permite aos técnicos acompanhar tudo que está acontecendo na obra, seja no escritório, seja em outro local. Assim, podemos analisar o histograma da mão de obra, de equipamentos, evolução de obra, ocorrências do dia a dia, facilitando todo o processo de acompanhamento, que o torna mais dinâmico e eficiente’’, explicou o fiscal da obra e engenheiro civil do Deoc, Marco Bessa. 

Garantia na execução do projeto

De acordo com o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, a criação desse diário de obras permite um maior acompanhamento dos trabalhos. “Hoje, consigo reunir com a equipe técnica aqui na secretaria para acompanhar e planejar a obra, além de evitar atrasos e erros nela”.

Segundo ele, “essa organização de obra faz parte da gestão do prefeito Edmilson. A reurbanização da avenida Rômulo Maiorana é mais um avanço e um grande presente para Belém”.

Iniciada no dia 10 de janeiro, deste ano, e orçada em R$ 30 milhões, atualmente as obras de reurbanização da via estão na fase de drenagem e recuperação dos canteiros, para iniciar a instalação de baias para estacionamento, ciclovia e ciclofaixa. Além disso, está previsto no projeto construção de calçadas de passeio, barracas de coco, bicicletário, quiosques, paisagismo e ciclovia.

Texto:

Talissa Fernandes